Contribuição do Polo de Apoio Presencial de Juazeiro-BA no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância

Kellison Lima Cavalcante, Fernando Roberto Ferreira Silva

Resumo


A Educação a Distância tem como principal característica a superação das distâncias física e geográfica e aproximação dos estudantes através da interação por meios tecnológicos. Dessa forma, os Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil desempenham importante papel nesse processo de ensino-aprendizagem a distância, como unidades descentralizadas das Instituições de Ensino Superior. Assim, esse trabalho tem como objetivo investigar a importância dos Polos de Apoio Presencial no processo de ensino-aprendizagem na educação a distância através do estudo da contribuição do Polo Juazeiro-BA. Foi realizado através de uma pesquisa exploratória com a aplicação de um questionário aos estudantes de graduação do Polo, para o conhecimento da contribuição do Polo no processo de ensino-aprendizagem. O Polo Juazeiro-BA tem grande importância para a região pela possibilidade de ampliação de oferta de vagas no ensino superior, com cursos nas múltiplas áreas. A sua contribuição estabelece-se pelo apoio e referência aos estudantes rompendo as barreiras da distância física e geográfica, proporcionando possibilidades de ensino, recursos didáticos e tecnológicos, espaços didáticos, orientação pedagógica e motivação para o desenvolvimento da EaD na região.

Palavras-chave


Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Apoio Pedagógico.

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