ESTUDO DOS IMPACTOS DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARAUJO, I. S.; MAZUR, Eric. Instrução Pelos Colegas e Ensino sob Medida: Uma Proposta para o Engajamento dos Alunos no Processo de Ensino-Aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p.362-384, 2013.
BARBOSA, L. R. D., et al. O uso do POGIL no ensino de licenciatura em química - avaliação dos estudantes. In Congresso Nacional de Educação – CONEDU II. João Pessoa. (2015). Disponível em: . Acesso em: 23 de jul. 2019.
BITTENCOURT, G. P. R. Métodos quantitativos estatísticos. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008.
BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. São Paulo: Ática, 2002.
BRASIL. Portaria CAPES nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Institui o Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/01032018-portaria-n-38-de-28-02-2018-residencia-pedagogica.pdf>. Acesso em: mai. 2020.
CAPELLATO, P.; RIBEIRO, L. M. S.; SACHS, D. Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem utilizando seminários como ferramentas educacionais no componente curricular química geral. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, 2019.
DIESEL, A.; BALDES, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
FATARELI, E. F.; et al. Método cooperativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de cinética química. Química nova na escola, v. 32, n. 3, p. 161-168, 2010.
HAYDT, Regina Célia. Curso de didática geral. 2 ed. São Paulo: Ática, 1995.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias coletâneas, 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 jun. 2020.
MORAN; J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.
MORETTI, V. D. A articulação entre a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática: o caso da Residência Pedagógica da Unifesp. Educação, vol. 34, núm. 3, 2011, p. 385-900, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.
PEREIRA, Reginaldo Santos. Ludicidade, infância e educação: uma abordagem histórica e cultural. Revista HISTEDBR On-Line, v. 15, n. 64, p. 170-190, 2015.
SANTOS, É. A. C.; JESUS, B. C. O Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem. Sinop/MT: UTIC, 2010.
SIMPLICIO, S. S. et al. Química: ultrapassando os muros da escola – do conhecimento cotidiano ao científico. In: Baggio, Vilmar. (Org.). Vozes da educação. 2 ed. São Paulo: Diálogo Freiriano, 2019, v. 9, p. 388-399.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License