Metodologias Inovadoras para o Ensino de Química Orgânica e a sua Relação com o Meio Ambiente
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BENEDETTI FILHO, E.; CAVAGIS, A. D. M.; BENEDETTI, L. P. S. Um Jogo Didático para Revisão de Conceitos Químicos e Normas de Segurança em Laboratórios de Química. Química Nova na Escola. São Paulo-SP, BR. v. 42, n. 1, p. 37-44, fevereiro, 2020.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC; SEF, p. 27, 1998.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Consumo Sustentável: Manual de educação. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/IDEC, 2005. Disponível em: portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf. Acessado em: 04 de janeiro de 2021.
CANESIN, F.P.; SILVA, O.C.V.; LATINI, R.M. O olhar de um licenciando para o ensino de química e a educação ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, v.3, n. 2, p. 50-60, 2010.
CAVALCANTE, M. P.; NASSER, M. J. S.; OLIVEIRA, J. C. P. de; OLIVEIRA. A. L. de. O Jogo Educativo Como Recurso Interdisciplinar No Ensino De Química. Química Nova na Escola. São Paulo-SP, BR. v. 40, n. 2, p. 89-96, maio, 2018.
FERNANDES, Alícia; A Inteligência Aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e sua família. Porto Alegre: Artmed, p.37-44, 1991.
FRIEDMAN, Adriana. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, p. 1-128, 2001.
GUIMARAES, S. E. R. e BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação Intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Psicologia Reflexão e Crítica, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004.
KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. ed. 14, p. 13-43, São Paulo: Editora Cortez, 2011.
KOUDELA, Ingrid D. A nova proposta de ensino do teatro. p. 233-239, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/download/57096/60084. Acessado em 10 de Janeiro de 2021.
LEITE, L. M. e ROTTA, J. C. G. Digerindo a química biologicamente: a ressignificação de conteúdos a partir de um jogo. Química Nova na Escola, v. 38, n. 1, p. 12-19, 2016.
LIMA, M. F. de C. Brincar e aprender: o jogo como ferramenta pedagógica no ensino de Física. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro – RJ, 2011.
LOPES, A.C. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a submissão ao mundo produtivo: o caso do conceito de contextualização. Educação e Sociedade, Campinas. v. 23, n. 80, p. 386-400, set. 2002.
LOPES, Thelma. Luz, arte, ciência...ação! História, Ciências, Saúde - Manguinhos, v. 12, p. 400-18, 2005.
MESSEDER NETO, H. S.; DE MORADILLO, E. F. O lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, v. 38, n.4, p. 360-368, nov. 2016.
MESSEDER NETO; H. S. DE MORADILLO, E. F. O jogo no ensino de química e a interação entre os pares: revisitando o conceito de zona de desenvolvimento iminente (ZDI). Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 3, p. 664-685, 2018.
MÓL. G. S.; SANTOS, W. L. P. Química Cidadã, v. 3, 2 ed. São Paulo: AJS, 2013.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, v. 2, n. 1, p. 15-33, 2015.
OLIVEIRA, R. J. O ensino das ciências e a ética na escola: interfaces possíveis. Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 227-232, 2010.
PINTO, L. T. O Uso dos Jogos didáticos no Ensino de Ciências no Primeiro Segmento do Ensino Fundamental da rede Municipal Pública de Duque de Caxias. Dissertação - Instituto Federal de Educação, ciências e Tecnologia. Neópolis - RJ, 2009.
RUA, Emílio R.; SOUZA, Paulo Sérgio Alves de; Educação Ambiental em uma Abordagem Interdisciplinar e Contextualizada por meio das Disciplinas de Química e Estudos Regionais. Química Nova na Escola. v.32, n. 2, p. 95-100, maio 2010.
SANTA MARIA, L.C.; AMORIM, M. C.V.; AGUIAR, M.R.M.P.; SANTOS, Z.A.M.; CASTRO, P.S.C. B.G.; BALTHAZAR, R.G. Petróleo: um tema para o ensino de química. Química Nova na Escola, n. 15, p. 19-23, 2002.
SANTOS, Maria Vanessa Sardinha dos. Poluição por derramamento de Petróleo. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/poluicao-por-derramamento-petroleo.htm. Acessado em: 07 abril de 2019.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de química: uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista debates em ensino de química, v. 2, n. 2, p. 5-13, 2016.
VAITSMAN, E. P. VAITSMAN, D. S. Química e meio ambiente: ensino contextualizado. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
ISSN 2237-1966
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License