Avaliação docente no Ensino Híbrido: Estudo de revisão no Portal de Periódicos da CAPES

Felipe Costa Lemos, Pedro Lemos De Almeida Junior

Resumo


Neste artigo é objetivado realizar um estudo de revisão, do tipo estado da arte, voltado para as estratégias utilizadas para avaliar o trabalho docente no ensino híbrido (EH), a partir de artigos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES entre 2010 e 2020. Foram analisados 44 trabalhos, dos quais, após leitura na integra dos artigos, 18 foram selecionados por apresentarem a aplicação de propostas utilizando o EH. Sobre a avaliação do trabalho e habilidades docentes, foi percebido que apenas dois artigos levantaram essa análise. Nesses artigos, os pesquisadores comentaram a respeito das respostas dos alunos (Ref. A8), ou investigaram a percepção dos alunos em relação ao perfil do professor e da metodologia utilizada com base em critérios bem definidos (Ref. A10). Já sobre as habilidades docentes, foram percebidas poucas referências à formação e planejamento docente e a interação professor-aluno. A partir do estudo de realizado pode ser percebido um baixo número de pesquisas desenvolvidas no Brasil, nos últimos dez anos, voltadas para avaliar o trabalho docente na perspectiva do Ensino híbrido.

Palavras-chave


Ensino Híbrido, trabalho docente, avaliação e planejamento.

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