O que é Ciência? Concepções de Professores de Ciências e de Estudantes de Licenciatura em Física da Região de Salgueiro-PE Sobre a Natureza da Ciência.

Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Marcelo Souza da Silva

Resumo


Discute-se, neste trabalho, as compreensões epistemológicas dos professores de ciências das escolas estaduais da região de Salgueiro-PE, assim como de alunos de licenciatura em Física do IF Sertão-PE campus Salgueiro. Foi realizada uma entrevista, com a intenção de avaliar as concepções dos entrevistados acerca da natureza da ciência investigando quais fatores os motivaram a estudar/ensinar física. As entrevistas foram gravadas e posteriormente foi feita uma análise quali-quantitativa dos dados obtidos. Os resultados iniciais mostraram que em geral, os estudantes não queriam estudar física, e que tanto discentes quanto os educadores têm visões inadequadas em relação à natureza da ciência. Ultimamente pesquisas têm indicado que uma compreensão distorcida sobre a natureza da ciência se configura como um obstáculo ao aprendizado sobre ciência. O atual objeto de estudo deste trabalho deve fornecer elementos que indiquem o que os estudantes entendem por ciência e como de se dá a produção do saber científico, possibilitando, a partir de então, propor estratégias que os possibilitem uma visão mais adequada acerca do trabalho cientifico.

Palavras-chave


Ensino de ciências, natureza da ciência, epistemologia.

Texto completo:

PDF


ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License