Metodologias ativas e tecnologias digitais como potencializadoras do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio Integrado

Ricardo de Macedo Machado, Adriana de Carvalho Figueiredo

Resumo


O artigo trata do processo de ensino-aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com ênfase no Ensino Médio Integrado (EMI). Discute-se a respeito da implementação de metodologias ativas e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo educativo, compreendidas, respectivamente, como estratégias inovadoras e recursos/ferramentas indispensáveis à educação contemporânea. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar e discutir os benefícios e desafios de efetivação das metodologias ativas e das tecnologias digitais para o processo de ensino-aprendizagem no EMI. O estudo é de natureza qualitativa, constituindo-se a partir de pesquisa bibliográfica. Nesse contexto, esse estudo verificou que, repensar e reelaborar os processos e estratégias de ensino-aprendizagem constitui ação fundamental das instituições de ensino e profissionais da educação, especialmente os(as) professores(as), para o alcance de uma educação crítica, contextualizada e libertadora. Assim como, no âmbito da EPT, especificamente no EMI, é importante que o(a) professor(a) possa proporcionar espaços de aprendizagem que favoreçam a atividade (participação ativa) do aluno, assim como uma educação integradora a partir da união entre teoria e prática como também entre formação geral e formação técnica, sempre com foco na preparação para a cidadania e para o mundo do trabalho, tendo como eixos estruturantes da sua prática a cultura, o trabalho, a ciência e a tecnologia. Conclui-se que a implementação de metodologias ativas no EMI, assim como a utilização pedagógica das TDICs como ferramentas mediadoras dos processos de ensino e aprendizagem, constituem importantes estratégias para o fortalecimento da aprendizagem, da autonomia e do protagonismo estudantil.

Palavras-chave


Educação Profissional e Tecnológica; Aprendizagem ativa; Autonomia; Protagonismo estudantil

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