Formação profissional em recursos educacionais abertos

Francisco Kelsen Oliveira, Kélvya Freitas Abreu, Antônio Anderson da Silva Gomes

Resumo


Este artigo objetiva traçar um perfil dos docentes participantes do Curso de Recursos Educacionais Abertos (CREA) e levantar os requisitos de ambientes e ferramentas que promovam uso e adoção dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Para isso, o CREA abordou conceitos, definições, tecnologias e licenças de REAs; modelos de negócios, repositórios e ambientes de compartilhamento de exemplos de REAs, e práticas educacionais abertas (PEA). Nessa ocasião, aspectos qualitativos e quantitativos foram considerados e analisados a partir dos instrumentos de coleta de dados como questionários online, bem como foram observadas as interações nas discussões dos participantes na Rede Social Educacional (RSE) Edmodo. O uso das ferramentas online para oferta do CREA favoreceu a participação de professores dos estados do Ceará e Pernambuco. A análise dos resultados do CREA, então, tornou possível perceber o interesse dos participantes do CREA em usar ou adequar REAs e PEAs em seus ambientes laborais, já que alguns partícipes conheciam os conceitos, mas não trabalharam com REAs e PEAs, enquanto outros desconheciam tais possibilidades.

Palavras-chave


Recursos Educacionais Abertos; Formação docente; Tecnologia de Informação e Comunicação

Texto completo:

PDF


ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License