Ensino-aprendizagem de Física via mínimos quadrados com auxílio de planilha eletrônica

Francisco Joceildo da Silva, Eriverton da Silva Rodrigues, Alisson dos Anjos Gomes, Cícero Jailton de Morais Souza

Resumo


A precisa realização desse projeto buscou promover a utilização do Método dos Mínimos Quadrados utilizando a planilha eletrônica como ferramenta computacional no ensino de Física Experimental para alunos do ensino médio. Neste sentido, se trata de uma forma de aproximar resultados de medidas experimentais reduzindo ao máximo as flutuações que aparecem dentro desse conjunto, esses desvios precisam ser justificados ao máximo para que se possa obter um valor experimental com uma precisão considerável. Para a aplicação desse recurso foi utilizado o experimento de resistividade elétrica com a segunda lei de Ohm, este que consiste em medir a resistência de diferentes tipos de material variando sua área e seu comprimento.

Palavras-chave


Lei de Ohm, resistividade, Física experimntal

Texto completo:

PDF


ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License