Concepções de leitura no Exame Nacional do Ensino Médio: uma análise das provas de língua espanhola

Maria Rafaela Vieira da Silva, Kélvya Freitas Abreu

Resumo


Este estudo propôs analisar as questões de língua espanhola do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sob a perspectiva de diagnosticar quais concepções de leituras estão envolvidas neste exame. Portanto, sistematizaram-se e classificaram-se as questões no período de 2010 a 2015, de acordo com as concepções: leitura linguística (leitura das linhas), psicolinguística (leitura entrelinhas) e sociocultural (leitura por detrás das linhas) – (CASSANY, 2006; ABREU, 2011). Nesse sentido, foi possível traçar o perfil do exame, e, identificou-se que em sua maioria se atém a concepção psicolinguística. Contudo, o exame apresentou diferentemente de outros vestibulares mostras das três concepções de leitura e isso revela a influência de orientações em compreender o ensino de línguas numa perspectiva de formação cidadã. Deste modo, cabe destacar que esta investigação pautou-se nos últimos direcionamentos sugeridos por documentos governamentais: OCNEM (BRASIL, 2006), LDBEN (BRASIL, 1996) e Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio (2013);bem como na fundamentação teórica da abordagem do letramento em sua vertente crítica/sociocultural e as concepções de leitura (BORDÓN, 2006; KLEIMAN,2005; NERY 2003; SCARAMUCCI 2009; LUCKESI 1995).

Palavras-chave


Avaliação, Aprendizagem da língua estrangeira, Vestibular, Formação Cidadã.

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