Estado da arte da distribuição física como recurso competitivo para cooperativas agropecuárias

Pabianne dos Santos Ferreira, Jorge Messias Leal do Nascimento

Resumo


O tema proposto: o estado da arte da distribuição física como recurso competitivo para cooperativas agropecuárias foi escolhido como foco desse estudo. Com isso o artigo traz como objetivo uma revisão de literatura da utilização da distribuição física como fonte de vantagem competitiva em cooperativas agropecuárias. Trata-se de uma revisão de literatura especializada através de um levantamento de várias literaturas sobre o assunto em estudo e publicações de artigos na internet. O estudo aponta a necessidade das cooperativas a se adequarem ao cenário econômico e as exigências dos consumidores, com isso o uso da distribuição física pode trazer vantagens competitivas conquistando a eficiência e satisfação do consumidor. A distribuição física é uma das principais atividades da empresa, pois é quem movimenta o produto, e define o sucesso na entrega ao consumidor final. Também foram incluídos os canais de distribuição, sistema de distribuição e nível de serviço para realizar a distribuição de produtos de forma efetiva e satisfatória.

Palavras-chave


Satisfação. Eficiência. Consumidor.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Márcio Vieira; MARCONDES, Reynaldo Cavalheiro. A distribuição física como recurso estratégico de fabricantes de bens de consumo para a obtenção da vantagem competitiva. Revista de Administração. São Paulo, v.49, 2014.

ALVARENGA, Antonio Carlos; NOVAES, Antonio Galvão Naclério. Logística Aplicada: Suprimento e Distribuição Física. São Paulo: Ed. Blucher, 2014.

ARNOLD, J.R. Tony. Administração de Materiais. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial: Transporte, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.

BRAGA, Marcelo José. Diversificação concêntrica na cooperativa agropecuária: um estudo de caso da COMIGO. Gest. Prod. São Carlos, v. 14,2007.

CARVALHO, Flávio Leonel; NETO, Sigismundo Bialoskorski. Indicadores de avaliação de desempenho econômico em cooperativas agropecuárias: um estudo em cooperativas paulistas. Organizações Rurais & Agroindustriais. Lavras, v.10, 2008.

ENOMOTO, Leandro Minoru; LIMA, Renato da Silva. Análise da distribuição física e roteirização em um atacadista. Revista Produção. v. 17, 2007.

ENOMOTO, Leandro Minoru. Análise de Distribuição física e roteirização em um atacadista do sul de minas gerais. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Itajubá, 2005.

GIMENES, Régio Marcio Toesca; GIMENES, Fátima Maria Pegorini. Desafios para a gestão financeira das cooperativas agropecuárias brasileiras. Análise, Porto Alegre, v.19, 2008.

GIMENES, Régio Marcio Toesca; GIMENES, Fátima Maria Pegorini. Agronegócio cooperativo: a transição e os desafios da competitividade. Redes. Santa Cruz do Sul, v.12, 2007.

HILSDORF, Wilson de Castro. Integração de processos na cadeia de suprimentos e desempenho do serviço ao cliente: um estudo na indústria calçadista de Franca. Gest. Prod. São Carlos, v. 16, 2009.

LOTTI, Raoni Luis Olmos. Critérios de seleção de aeroportos para o transporte de frutas: Evidências a partir da exportação de manga. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Goiás, 2017.

MOURA, Verônica de Miglio; BEUREN, Ilse Maria. “O suporte informacional da controladoria para o processo decisório da distribuição física de produtos”. Revista Contabilidade & Finanças- USP. São Paulo, V.2, n. 31, 2003.

NOVAES, Antonio Galvão Naclério. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição. São Paulo: Ed Campus Elsevier, 2007.

ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS BRASILEIRAS-OCB. Ramos do Cooperativismo. Disponível em: . Acesso em: 20 Dez 2016.

ROJAS Elvira Durán; PEREZ, Ronaldo. Canais de distribuição de açúcar mascavo numa associação de produtores. Revista Brasileira de Marketing, 13: 17-30, 2014.

SAES, Maria Sylvia Macchione. Estratégia de gestão de múltiplos canais de distribuição: SANTOS, Alysson Vinícius Neves; FELIX, Leonardo Bonato; VIEIRA, José Geraldo Vidal. Estudo da logística de distribuição física de um laticínio utilizando lógica fuzzy. Produção. Viçosa, MG, v. 22, 2012.

SERIO, Luiz Carlos Di; SAMPAIO, Mauro; PEREIRA, Susana Carla Farias. A evolução dos conceitos de logística: um estudo na cadeia automobilística no Brasil. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, v. 4, 2007.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Cooperativa série empreendimentos coletivos. Disponível em: Acesso em: 21 Dez. 2016.

SILVA, Vivian Lara dos Santos; SOUZA, Roberta de Castro; SILVA, Anne Aparecida Porto. Um estudo na indústria brasileira de alimentos. Production. Pirassununga, SP, v. 26, 2016.

SOUZA, Uemerson Rodrigues de; BRAGA, Marcelo José. Diversificação concêntrica na cooperativa agropecuária: um estudo de caso da COMIGO. Gest. Prod., São Carlos, v. 14, n. 1, p. 169-179, jan.-abr. 2007.




ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License