Redução da conta de energia por análise de faturas em estabelecimento assistencial de saúde

Marcos Antonio Andrade Silva, Francisco Jonatas Siqueira Coelho, Poliana Silva

Resumo


O trabalho apresenta uma opção de baixo custo para redução dos valores pagos com energia elétrica em uma instalação hospitalar. A filosofia do trabalho baseia-se na análise das faturas de energia elétrica, de modo a promover uma melhor gestão financeira, sendo necessário apresentar os conceitos utilizados, como fator de carga, fator de potência, bandeiras tarifárias e energia reativa. Foram levantados dados de consumo e de demanda num período de 24 meses, estimando por meio de recursos estatísticos os 12 meses subsequentes para projetar o valor ótimo da contratação da demanda, encontrando um potencial de redução de cerca de 5% dos valores pagos a concessionária de energia elétrica referente a demanda.

Palavras-chave


Fatura de energia, gestão financeira, previsão de demanda

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, D. F. Gerenciamento de Energia Elétrica. 2006, 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e de Automação). Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2006.

ALVAREZ, A.L.M. Uso racional e eficiente de energia elétrica: metodologia para a determinação dos potenciais de conservação dos usos finais em instalações de ensino e similares. 1998, 167 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia). Escola Politécnica, Universidade de São Paulo. São Paulo,

ANTONIO, J. H. Controle e Otimização de Fator de Carga, Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e de Automação). Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2004.

______. NBR 13570: Instalações elétricas em locais de afluência de público: requisitos específicos. Rio de Janeiro, 1996.

______. NBR 13534: Instalações Elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde: requisitos para segurança. Rio de Janeiro, 2008.

BECKER, Taise Vanessa. Otimização da demanda e consumo de energia elétrica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná–câmpus Medianeira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

BRASIL. Lei n° 9.991, de 24 de junho de 2000. Dispõe sobre realização de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em eficiência energética. Plataforma do Planalto do Governo. Disponível em:

. Acesso em: 12 abr. 2017

______. Lei 5.172 de 25 de outubro de 1996. Dispõe sobre o Sistema Tributário Nacional e institui normas gerais de direito tributário aplicáveis à União, Estados e Municípios. Plataforma do Planalto do Governo. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5172.htm>. Acesso em: 02 abr. 2017.

______. Lei 10.637 de 30 de dezembro de 2002. Dispõe sobre a não-cumulatividade na cobrança da contribuição para os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Plataforma da Receita Federal. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2017.

______. Lei 11.945 de 04 de junho de 1999. Altera a legislação tributária federal e dá outras providências. Plataforma do Planalto do Governo. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2017.

NISHIMURA, R. et al. Análise Tarifária e Otimização do Fator de Potência: Estudo de caso em indústrias de embalagens plásticas. II Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, Vitória, 2007.




ISSN 2237-1966 Logotipo do IBICT

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 4.0 Brasil License