Prática pedagógica no processo de ensino de Biologia dos professores do Colégio Estadual de Brumado-Bahia

Carlos Renan de Sousa Porto, Kellison Lima Cavalcante

Resumo


A prática pedagógica no ensino de biologia deve ser de forma concreta e observável de forma que os alunos possam compreender a fim de se tornar uma disciplina prazerosa de se estudar. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo analisar essa prática pedagógica no ensino de biologia dos professores do Colégio Estadual de Brumado-CEB, no município de Brumado-Bahia, onde foram observados dados importantes com o uso de diário de bordo para registro, com a finalidade de observar e relatar a prática docente no ensino de Biologia e o fortalecimento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se o envolvimento e a procura dos docentes na constante busca pelo aperfeiçoamento e pelo desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Assim, buscamos compreender as estratégias utilizadas, os instrumentos, as metodologias, bem como as dificuldades e as limitações. Identificamos que os professores utilizam as novas tecnologias como recursos didáticos, para melhor fixação dos conteúdos de biologia, tido como muitos uma disciplina difícil, com muitos termos científicos, e com a utilização de tais recursos se torna uma aula mais dinâmica e contribui de forma significativa no processo de aprendizagem. Portanto, é necessária uma boa prática no ensino de biologia para que os docentes despertem nos discentes a ação investigativa da pesquisa durante seu processo formativo, desenvolvendo competências e habilidades de forma contextualizada na construção dos saberes.

Palavras-chave


Prática Docente; Ciências Biológicas; Aprendizagem

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