Ciência e música nas melodias da zampoña

Francisco Nairon Monteiro Júnior, Liz Maioly Muñoz Albarracín

Resumo


RESUMO: A análise das relações entre ciência e música pode revelar um imbricado e surpreendente mundo que, considerado para fins educacionais, pode se corporificar em interessantes aulas de matemática e ciência do som, onde os elementos culturais podem ser incorporados. A construção e análise física de instrumentos musicais, bem como a criação de timbres sintetizados na música eletrônica são apenas alguns exemplos do vasto campo da acústica em que a ciência e a matemática encontram-se presentes. A utilização de tais contextos no ensino tem se tornado matéria de pesquisa nos últimos tempos. Alinhados com esta preocupação, apresentamos duas atividades, sendo uma no ensino de progressões geométricas e outra no ensino de acústica, por meio da análise de um interessante instrumento musical de origem andina, conhecido como Zampoña. Inicialmente, apresentamos a escala cromática de 12 tons, identificando-a como uma progressão geométrica. Em seguida, analisamos as notas presentes no instrumento musical, identificando o padrão de intervalos subjacente à variação do comprimento dos tubos do instrumento. Por fim, propomos a construção de um instrumento similar considerando o padrão de intervalos da escala cromática, apresentando interessantes ligações entre conceitos da acústica física e da acústica musical.

Palavras-chave


ciência, música, zampoña, ensino de ciências

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