REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO ESCOLAR NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS

Danielle Mendonça Paiva

Resumo


O presente resumo se configura na reflexão sobre a gestão escolar com foco nas classes multisseriadas, de forma objetiva, onde primeiro passo é entender como se constitui uma escola multisseriada e como a gestão escolar atua, ou deve atuar perante a realidade dessas escolas, Bordignon e Gracindo (2000) compreendem que gerenciar uma escola é diferente de gerenciar outras organizações sociais, devido à sua finalidade, estrutura pedagógica e às relações internas e externas. As Escolas Multisseriadas são uma realidade histórica do Brasil, estando em sua maioria situada nas zonas rurais do país, onde se tem alunos de diversas séries com distorção de idades tendo aula com um único professor, que tem o papel de planejar e aplicar em sua prática conteúdos diferentes de ensino no único espaço. No entanto se percebe que a multisseriação não é o maior obstáculo seja para o professor ou para demais profissionais que compõe a escola, mas sim a falta dos recursos necessários e na sua maioria básicos como infraestrutura do espaço de funcionamento, material didático entre outros. Com isso as classes multisseriadas estão sendo cada vez mais objetos de estudo e pesquisa, devido a desenvoltura da equipe escolar diante da realidade que está inserida, a união de fatores internos e externos ao sujeito, que vão se entrelaçando para a tessitura da sua práxis.

Texto completo:

PDF

Referências


HAGE. S. M. Escolas multisseriadas. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação. 2010. CDROM.

BURAK, Dalila Maria Antoneche; FLACK, Simone de Fátima. Concepções de gestão escolar presentes no trabalho do diretor nas escolas municipais em Ponta Grossa-PR. In: JORNADA NACIONAL DO HISTEDBR, 10., 2011, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UEPG, 2011.

BORDIGNON, Genuíno; GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão da educação: o município e a escola. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto; AGUIAR, Márcia Ângela da S. (Org.). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2000. p. 147-176.

MARTINS, Suzana Maria Silva. A gestão das classes multisseriadas na educação do campo no município de Inhambupe (BA). 2015. 141f. (mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.

PEREIRA, Ana Cláudia da Silva. Condições de funcionamento de escolas do campo: em busca de indicadores de custo-aluno-qualidade. In: Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.