A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFSERTÃOPE: UMA ANÁLISE DA PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA NO EMI

Evicaline dos Santos Rocha, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


RESUMO: Este estudo visa analisar as políticas de assistência estudantil e seus níveis de impacto para a permanência e êxito dos estudantes do campus Salgueiro do IFSertãoPE. Logo, a presente pesquisa busca responder ao problema: como a política de assistência estudantil contribui na permanência dos estudantes do EMI do campus Salgueiro? Com a finalidade de promover as condições de permanência dos discentes nas instituições de ensino, o Decreto federal n° 7.234/2010 regulamenta as ações das políticas de assistência estudantil que tem como público-alvo estudantes oriundos de um contexto de vulnerabilidade socioeconômica, no qual historicamente estão excluídos socialmente e sem garantia de direitos básicos, o que justifica a importância de pesquisar a efetividade desta política. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória, com o uso da abordagem quanti-qualitativos, cujos dados serão coletados por meio de questionário estruturado misto aos discentes do IFSertãoPE, dos cursos técnicos de nível médio integrados do campus Salgueiro. Quanto aos procedimentos, será realizado pesquisas bibliográfica e documental. A análise dos dados se dará com o método de análise de conteúdo utilizando-se das contribuições de Bardin (1977) para a parte qualitativa e estatística Descritiva para quantitativa. Quanto aos aspectos teóricos, seguiremos os conceitos de Iamamoto (2001), Ciavatta (2014), Moura (2013) e Ramos (2014). Deste modo, almeja-se que esta pesquisa contribua na avaliação da execução da política, permitindo conhecer as realidades e necessidades no âmbito local e institucional. Além disso, o produto educacional será um Guia didático com orientações a serem consideradas pela comissão responsável pela coordenação das políticas de assistência estudantil no campus, inclusive com possibilidade de replicação por outras unidades ou instituições.


PALAVRAS-CHAVES: Assistência estudantil; Vulnerabilidade socioeconômica; Permanência e êxito; Ensino médio integrado. 


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