PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA DOS GÊNEROS TEXTUAIS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS

Eurico Rosa da Silva Júnio

Resumo


Resumo

Atualmente, o maior desafio do professorado é incutir nos estudantes o prazer pela produção textual e que suas produções sejam de fato atreladas ao seu dia a dia. Nesse sentido, trazer para nossa prática docente a pedagogia dos multiletramentos se faz necessário, bem como imbuir nossos estudantes de habilidades que demandem o uso das tecnologias digitais das melhores formas possíveis e com o retorno social necessário. Se faz necessário analisar sobre o papel da multimodalidade no dia a dia da sociedade com o advento da era do letramento digital, onde cada vez mais os textos eletrônicos adentram os espaços da sala de aula. Nesse sentido, urge a necessidade de a escola fomentar o que os alunos já trazem de multiletramentos do seu dia a dia para que novas habilidades sejam desenvolvidas com autonomia e em sua plenitude, bem como desenvolver habilidades exigidas pelos novos letramentos e pelo letramento digital. Pensar a produção textual com viés crítico e que faça sentido para o estudante é pensar numa produção de texto que seja adaptada às diversas situações e que permita outras formas de se enxergar a realidade numa visão cada vez mais multimodal e híbrida. Assim devemos pensar um ensino de língua portuguesa que possa instrumentalizar o estudante para sua atuação crítica e ativa na sociedade atual. Com este estudo bibliográfico objetivamos analisar como tem se dado as propostas de produção textual escrita nos livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, refletir sobre o papel da produção textual multimodal na aula de língua portuguesa, bem como contribuir para a reflexão-ação do docente para a necessária mudança concernente a sua visão em relação a produção textual em sala de aula com base no que preceitua a BNCC. O livro didático deixou de ser o único instrumento pedagógico no processo educacional, mas é ele quem, ainda, traz uma grande contribuição para o processo educacional no Brasil. Pensamos nesse trabalho como uma forma de contribuir para a melhoria do trabalho que vem sendo desenvolvido nas aulas de língua portuguesa nas propostas de produção textual escrita com o uso do livro didático Português conexão e uso, editora Saraiva, da edição do PNLD 2020/2023, de autoria de Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho. O livro didático de língua portuguesa escolhido para o PNLD 2020 – 2023, segue princípios elencados pelo programa nacional que o rege, mas que princípios da produção textual escrita, com base na BNCC (2017) são elencados pela obra e que caminhos metodológicos são abordados no livro? Para atingir nossos objetivos nos baseamos nos estudos de Alyrio (2009), Antunes (2009), Brasil (2017), Macedo (1994), Marcuschi (2005), Munhoz; Abreu (2019), Passarelli (2012) e Porto (2009).

Palavras-chave: Produção textual; Livro didático; Língua portuguesa; multimodalidade;


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