ORALIDADE PARA CRIANÇAS BEM PEQUENAS: UMA ANÁLISE SOBRE A BNCC

Marcos de Souza Machado, Handherson Leyltton Costa Damasceno

Resumo


RESUMO

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta a oralidade como eixo importante para o trabalho desenvolvido pelos professores de crianças bem pequenas, em instituições de Educação Infantil. A partir da aquisição da linguagem, a criança explora, dá sentido e ressignifica a própria linguagem. A oralidade é fundamental para a expressão do pensamento e da comunicação, servindo como forma de constituição de si. Nesse sentido, o trabalho em questão - fruto de uma pesquisa em andamento - tem como objetivo analisar o eixo da Oralidade na BNCC e como ele se traduz em práticas de ensino e/ou aprendizagem da linguagem das crianças bem pequenas e como ela se materializa em atividades pedagógicas na Educação Infantil. Para isso, é lançado um olhar sobre a BNCC a fim de fazer emergir o(s) conceito(s) de oralidade presente(s) no referido documento e como isso se traduz no trabalho desenvolvido pelos professores de crianças nessa etapa de ensino. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, de natureza bibliográfica e documental. Para o diálogo teórico, convidamos Muniz (2007), Elane, Oliveira e Rocha (2007) e  Chaer (2012), com o objetivo de potencializar um debate acerca do tema. Espera-se que esse trabalho contribua para ampliar as discussões em torno da oralidade, com vistas a amparar/subsidiar o trabalho do professor que desenvolve atividades de língua para essa etapa de ensino.


Palavras-chave: BNCC; Oralidade; Educação Infantil; Crianças bem pequenas.


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