OLHARES DISCURSIVOS CRÍTICOS SOBRE UMA UNIDADE DE OBRA DIDÁTICA DE PORTUGUÊS PARA O ENSINO MÉDIO: ANCORAGENS E POSSIBILIDADES INTERPRATIVAS

Manuela Solange Santos de Jesus, Amanda Oliveira Rechetnicou

Resumo


Resumo:O presente trabalho trata-se de projeto de pesquisa em desenvolvimento no âmbito da Pós-Graduação lato sensu Metodologias do Ensino de Línguas. Tem como objetivo analisar em que medida uma unidade temática presente em obra didática destinada ao Ensino Médio brasileiro, dialoga com os pressupostos sociais apresentados pelos Estudos Críticos do Discurso, contribuindo assim para um ensino-aprendizagem de língua portuguesa mais crítico-construtivo e dialógico. Vale destacar que tal objeto de investigação pertence ao volume intitulado O mundo é feito de linguagens: leitura, discurso e corpo em movimento, de autoria atribuída à Maria L. M. Abaurre, Marcela Pontara e Maria B. M. Abaurre e contemplada ao Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) 2021. Fundamentado em discussões empreendidas por Correa e Saleh (2007), Mendes e Castro (2008), Antunes (2009), Gerhardt e Amorim (2019), Camara et. al. (2019), Irineu e Mendes (2019), Rodrigues e Leal (2021) no que tange ao Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, como em documentos curriculares vigentes e não-vigentes, a exemplo da Lei de Diretrizes e Bases (LDB, 1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNem, 1998), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNem 1999, 2000), as Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio (OCNem, 2004, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), tal trabalho busca discutir sobre como este material se insere e perfaz os constantes debates sobre a relação entre o ensino e a aprendizagem das práticas de linguagem e os fenômenos sociodiscursivos da contemporaneidade. Além disso, cabe-nos reportar, especificamente, aos Estudos Críticos do Discurso, empreendidos por contribuições teóricas como as de Resende e Ramalho (2006), Resende e Pereira (2010), Melo (2012), Ramalho e Resende (2011), Ottoni e Lima (2014), Ferreira (2017), Batista Jr.; Sato e Melo (2018), Lopes, Batista Jr. e Moura (2018), Van Dijk (2018), Resende (2019) e Irineu et al. (2020), dentre outras referências pertinentes, tendo como pressuposto a proposição da análise da linguagem como fenômeno de mudança/transformação social, entendendo o discurso como uma prática social e que reflete e constitui as relações humanas. Sendo o livro didático de português exemplo de produto importante no cenário da educação brasileira, inclusive no Ensino Médio, nesta pesquisa, por meio de uma orientação teórico-metodológica de cunho qualitativo e caráter documental/bibliográfico, e com uma análise baseada em categorias traçadas a partir da própria natureza do corpus, observa-se a importância em ressaltar a língua como protagonista, inclusive a partir dos livros didáticos, os quais também atuam na construção e reconstrução social de significados. Além disso, tal investigação busca contribuir para as constantes observações às composições, abordagens temáticas e proposições de ensino presentes na área da linguagem e interação, que colaborem na construção de informações novas a partir da materialidade dos textos e materiais didáticos disponíveis à educação escolar e linguística.


PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem; Discurso; Criticidade; Ensino; Livro didático.


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