FORMAÇÃO DO PERFIL LEITOR A PARTIR DA PLATAFORMA DIGITAL SPIRIT

Ana Karla da Silva Martins, Handherson Leyltton Costa Damasceno

Resumo


RESUMO

Tendo em vista a expansão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em consonância à importância de inserir o estudante em meio às novas práticas de leitura proporcionadas pela cultura digital, esse trablaho – fruto de uma pesquisa em andamento - se propõe a analisar de quais maneiras o gênero textual fanfic pode ser trabalhado nas aulas de Língua Portuguesa, a partir da plataforma Spirit, com vistas a fortalecer e potencializar as competências leitoras. O problema investigado nesta  pesquisa é: Como dar-se-á a formação do perfil leitor  a partir das publicações de fanfics na  plataforma Spirit? Levando em consideração o forte caráter do uso da internet nas interações sociais, o aporte teórico se apoia em ROJO (2013), a partir de suas perspectivas acerca da importância dos multiletramentos colaborativos, JENKINS (2008), com seus pressupostos acerca da tecnologia e educação, JAMISON(2004), a partir do uso do gênero textual fanfic dialogando com a perspectiva da formação do perfil leitor COSSON (2021). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter  analítico e descritivo, na qual se pretende observar as interações dialógicas  nas  fanfics que servirão de escopo para analisar esse  trabalho. Os resultados iniciais  direcionam possíveis evidências de  que as plataformas digitais  contribuem significativamente para a formação de leitores, uma vez que, os inúmeros desafios encontrados no processo ensino e aprendizagem podem ser favoráveis para a construção do perfil leitor em diálogo com estratégias pedagógicas. Conclui-se que há uma necessidade de incentivar o uso de metodologias mais proativas e engajadas  que fortaleçam a formação de leitores em sala de aula, tendo em vista as transformações benéficas  observadas a parti do uso deste gênero textual na formação crítica e analítica  dos educandos, que só pode ser potencializada a partir das diversas leituras que o aluno  realiza.


Palavras-Chave: Educação. Tecnologia Educacional. Formação de Leitores. Fanfic. Plataforma Spirit.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.