A REDAÇÃO NOTA MIL DO ENEM: PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO E SUBJETIVIDADE

Júlio César Albuquerque da Rocha, Bruno Gonçalves Borges

Resumo


Resumo: Este trabalho objetiva a análise de enunciados produzidos em torno da
redação dissertativa-argumentativa requerida no Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM), em especial, aos discursos sobre a redação avaliada com pontuação
máxima, a famosa redação nota mil. Uma vez que essa avaliação é um requisito
para ingresso na maioria das universidades públicas do país, há uma proliferação de
discursos que defendem essa habilidade e sua importância na classificação dos
candidatos. Com o número cada vez menor de alunos que alcançam a pontuação
máxima no exame, busca-se compreender a ação dos agenciamentos maquínico
maquínico de corpos e coletivo de enunciação, diante da competitividade e da
romantização gerada em torno desse resultado. Tal agenciamento, que evidencia a
maneira como o corpo age diante desse acontecimento e o atributo que inside sobre
como expressão (DELEUZE; GUATTARI, 2011), não atravessa e constitui apenas os
estudantes e inscritos, como também afeta professores e corretores de redação: ao
professor é demandado um ensino instrumentalizador que vislumbre ao estudante
alcançar uma nota excelente; já ao corretor do exame, há a instrução de destacar os
erros e desvios que acabam por afastar o estudante da nota máxima, aludido ao
papel de carrasco. Ao partir do trabalho de de Michel Foucault (2014) sobre os
exames, o que leva a perceber que essa técnica objetiva a produção de exclusão
dos indivíduos, este trabalho aborda conceitos formulados por Gilles Deleuze e Félix
Guattari sobre linguagem e discurso, que podem fornecer contribuições aos Estudos
Discursivos. Nessa abordagem teórico-metodológica, a interseção entre o discurso e
a subjetivação é colocada no centro da análise. O corpus de análise se divide em
enunciados capturados das mídias sociais e de próprios documentos
disponibilizados pelo INEP aos alunos e aos profissionais envolvidos. O objetivo é
verificar a hipótese de que o discurso da redação nota mil é agenciado por máquinas
sociais e técnicas que incidem não só no resultado da avaliação mas na produção
de subjetividade dos envolvidos. Como resultado, está sendo elaborada uma
dissertação a nível de mestrado sobre o desejo da redação nota mil e as
problemáticas sociais que a envolve.
Palavras-chave: Estudos Deleuze-guattarianos do discurso; Agenciamentos
coletivos de enunciação; Exame; Redação; Texto dissertativo-argumentativo;


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