HISTÓRIA EM QUADRINHO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ESPANHOL COMO SEGUNDA LÍNGUA EM UMA PERSPECTIVA SOCIOCOMUNICATIVA.

Ariana Mara Nobre Macedo, Kelvya Freitas Abreu

Resumo


Resumo:Este é um estudo acerca do ensino da Língua Espanhola no ensino escolar como meio de aprendizado e interação social, cultural e curricular, tendo como objetivo desenvolver práticas didáticas de compreensão de escrita e leitura em língua espanhola a partir de histórias em quadrinhos (HQ). O método se dará por análise e interpretação de diretrizes que compreendem o estudo do idioma e formas de ensiná-lo, considerando aspectos socioeconômicos e culturais em que os alunos se encontram, colocando a apresentação do gênero história em quadrinhos como maneira de desenvolver o aprendizado, além de relacionar este gênero à necessidade de disseminação de mais ferramentas assertivas na interação entre alunos e professores para o despertar do interesse pelo estudo da língua espanhola. Para a eleição das ferramentas de ensino serão considerados os aspectos socioculturais que envolvem os alunos, assim como suas preferências pessoais. O estudo investiga a aplicabilidade das histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta didática no ensino de espanhol como segunda língua em uma perspectiva Sociocomunicativa com o intuito de despertar no aluno o interesse pelo novo idioma através do contato com a cultura dos países hispânico. E, propõe a elaboração de uma sequência didática utilizando histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino/aprendizagem do espanhol como segunda língua.

 

Palavras-chave: Educação, Língua Espanhola, ensino-aprendizagem, ferramentas de ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.