Os Saberes Possíveis e as Limitações de Reconhecimento dos Sujeitos: O Multiculturalismo em Foco

Francisca Alves de Souza, Gabriel Kafure da Rocha

Resumo


A ideia de uma educação focada para a diversidade mostra o grande desafio de estar atento às diferenças econômicas, sociais, culturais e raciais e saber interpretá-las. Considerando a importância da investigação sobre os diferentes saberes que os indivíduos constroem nas relações com seus pares e na sociedade como todo, este trabalho tem como objetivo analisar e compreender como esses saberes contribuem de forma significativa para a construção das relações de um povo. Bem como as limitações que os indivíduos encontram neste processo de descoberta. Uma vez que o sujeito vivencia inúmeras situações desafiadoras vão surgindo as inquietações que vão nos movendo na busca de significados para esses saberes. A vivência pedagógica nos proporciona acompanhar de perto esse processo e sabemos que essas relações nem sempre são saudáveis e por vezes chegam a ser desrespeitosas. Nesse sentido, o currículo escolar deve abordar aspectos sociais, como a tolerância às diversidades e a inclusão de todos os indivíduos. Sendo assim, o multiculturalismo pode ser um dos caminhos para combater os preconceitos:  étnicos, raciais, cultuais e religiosos, pois ainda estão muito presentes na sociedade e nos espaços formais e não formais. Através dos debates e do conhecimento sobre as diferentes culturas que compõem a sociedade será possível perceber as limitações que são impostas aos sujeitos na busca de reconhecimento dos seus saberes. Teremos como procedimentos metodológicos, estudos a partir de fontes bibliográficas de autores como Moacir Gadotti, Stuart Hall, e de experiências do cotidiano da prática pedagógica, enquanto docentes da educação básica.


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