Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Piauí - Campus Floriano: Percepções de alunos ingressantes acerca dessa modalidade de ensino

Regina de Sousa Rocha Cruz, André Ricardo Lucas Vieira

Resumo


O direito à educação é efetivado na medida em que acesso às instituições educacionais seja oportunizado a todos, com condições de permanência e desenvolvimento integral, isso é condição para uma formação emancipatória. Nesse sentido, o ensino médio, última etapa da educação básica, busca atender a formação geral do educando e tem como uma de suas finalidades a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores. Isso posto, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI, Campus Floriano, oferta anualmente vagas para o ingresso em Cursos Técnicos Integrados de Edificações, Eletromecânica, Informática e Meio Ambiente,  nesse sentido, ao referir-se ao Ensino Médio Integrado (EMI), é imprescindível, inicialmente,  uma compreensão do  significado do termo integrado, entender  o que propõe essa modalidade de ensino; nela  deve haver uma  articulação, para  além da  interdisciplinaridade entre disciplinas técnicas e propedêuticos, não sendo  apenas uma simples justaposição de disciplinas, mas uma concepção de educação que busque proporcionar os conhecimentos necessários para uma formação holística, crítica, autônoma e efetiva; alicerçada em  dimensões como ciência, cultura, trabalho e tecnologia. Diante disso, a pesquisa a ser desenvolvida tem como objetivo geral analisar as percepções dos discentes ingressantes dos cursos técnicos integrados do IFPI, Campus/Floriano a respeito do que é o Ensino Técnico Integrado ao Médio (EMI). E evidenciar quais fatores têm influenciado esses alunos na escolha dessa modalidade de ensino. O referencial teórico a ser utilizado serão os princípios normativos e posicionamentos consolidados de autores como Frigotto,Ciavatta e Ramos (2012), Moura (2012), Ciavatta (2014) e Ramos (2014). Quanto ao delineamento metodológico, caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quali-quantitativa, no que se refere a técnica de coleta de dados, usar-se-á um formulário via google forms a ser aplicado para os alunos ingressantes dos cursos acima mencionados. Para a análise e interpretação dos dados aplicar-se-á a técnica análise de conteúdo (Bardin, 2016). Por fim, espera-se que essa pesquisa na sua totalidade convirja para o alcance dos objetivos propostos, como também, suscite reflexões que possam subsidiar ações institucionais propícias ao acesso, permanência e êxito dos discentes

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