O CURRÍCULO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: AS FILOSOFIAS AFRICANAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Resumo
O estudo das ciências humanas, conjugada a outras áreas do conhecimento surgem como um imperativo filosófico-antropológico na formação de docente na construção de uma cidadania plena de direitos. A compreensão teórico-conceitual das Filosofias Africanas torna-se fundamental na formação docente no âmbito das políticas curriculares. Nesse sentido, buscamos analisar as questões inerentes a construção dos currículos, seus objetivos propostos, métodos e perspectivas para o ensino de filosofia no Estado de Pernambuco, identificando na legislação educacional brasileira, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum e na Lei 10.639/03 e 11.645/08 que tornou obrigatório o ensino da história afro-brasileira dispositivos que orientem o ensino de Filosofias Africanas. Buscamos identificar nos objetivos teóricos metodológicos da disciplina Filosofia as abordagens dos principais conceitos das Filosofias Africanas nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas que compõem a Regional Petrolina. Nessa caminhada, adotamos a abordagem analítica do ciclo de políticas de Richard Bowe; Stephen J. Ball (1992), para pensar os contextos das influências presentes no currículo educacional às estratégias adotadas pelas escolas de Petrolina no ensino de filosofia, em particular o ensino das Filosofias Africanas. A partir da análise do contexto da produção, da prática, dos resultados e das estratégias adotadas pretendemos trazer à luz reflexões filosóficas que direcionem o fazer docente à aplicação das políticas públicas educacionais para a compreensão e o ensino das Filosofias Afrodiaspóricas.
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