Saúde Mental Na Educação Profissional: Percepções E Desenvolvimento De Atividades Socioemocionais Em Uma Escola Profissionalizante na Cidade de Iguatu-CE

Norbélia Viana Ribeiro Duarte, Ricardo de Andrade Araújo

Resumo


A Educação Profissional e Tecnológica integrada ao ensino médio tem como  objetivos preparar os discentes com habilidades para o desempenho de funções em  áreas profissionais diversas, incentivando o desenvolvimento da criatividade,  preparando-os para o enfrentamento de dificuldades e melhorando sua autoestima.  Neste sentido as instituições de ensino se configuram como um espaço capaz de  promover a saúde mental, no entanto há muitas dificuldades em estabelecer a  implementação de ações voltadas à temática vigente. É cada vez mais crescente o  número de queixas e problemas relacionados à saúde mental. A adaptação dos  alunos ingressantes desses cursos é processual, pois a maioria percebe o ambiente  escolar como gerador de angústia, ansiedade e estresse. Acresce que competências  socioemocionais fundamentais para o desenvolvimento pessoal de cada aluno não  aparecem de forma sistemática nas instituições de ensino. No Brasil, segundo o  relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que um em cada seis meninas  e meninos entre 10 e 19 anos de idade viva com algum transtorno mental.  Considerando a magnitude do problema em torno da saúde mental vivenciada  atualmente, como o aumento no número de transtornos mentais e até mesmo dos  casos de violência, o presente trabalho surge como uma resposta à seguinte questão: o que se pode fazer, no âmbito das escolas profissionais para implementar  estratégias capazes de auxiliar o enfrentamento desses problemas educacionais e  sociais? Assim o presente projeto de pesquisa objetiva verificar a contribuição do  desenvolvimento de atividades socioemocionais para a promoção da saúde mental  dos discentes. Ademais os objetivos específicos desta pesquisa consistem em  investigar os possíveis fatores associados à qualidade da saúde mental dos  discentes, presentes no ambiente escolar, a compreensão dos docentes sobre a  promoção da saúde mental e o desenvolvimento de atividades socioemocionais com  os discentes auxiliando-os na percepção e na construção do autoconhecimento sobre  saúde mental. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com método de estudo  exploratório descritivo com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), com caráter  transversal. Espera-se que este trabalho contribua na aprendizagem dos alunos, na  medida em que oportunize um melhor gerenciamento das suas emoções, maior  envolvimento na escola, maior capacidade de resolução de problemas e prevenção  de alguns tipos de perturbações mentais.  



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