Saúde Mental Na Educação Profissional: Percepções E Desenvolvimento De Atividades Socioemocionais Em Uma Escola Profissionalizante na Cidade de Iguatu-CE
Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica integrada ao ensino médio tem como objetivos preparar os discentes com habilidades para o desempenho de funções em áreas profissionais diversas, incentivando o desenvolvimento da criatividade, preparando-os para o enfrentamento de dificuldades e melhorando sua autoestima. Neste sentido as instituições de ensino se configuram como um espaço capaz de promover a saúde mental, no entanto há muitas dificuldades em estabelecer a implementação de ações voltadas à temática vigente. É cada vez mais crescente o número de queixas e problemas relacionados à saúde mental. A adaptação dos alunos ingressantes desses cursos é processual, pois a maioria percebe o ambiente escolar como gerador de angústia, ansiedade e estresse. Acresce que competências socioemocionais fundamentais para o desenvolvimento pessoal de cada aluno não aparecem de forma sistemática nas instituições de ensino. No Brasil, segundo o relatório Situação Mundial da Infância 2021, estima-se que um em cada seis meninas e meninos entre 10 e 19 anos de idade viva com algum transtorno mental. Considerando a magnitude do problema em torno da saúde mental vivenciada atualmente, como o aumento no número de transtornos mentais e até mesmo dos casos de violência, o presente trabalho surge como uma resposta à seguinte questão: o que se pode fazer, no âmbito das escolas profissionais para implementar estratégias capazes de auxiliar o enfrentamento desses problemas educacionais e sociais? Assim o presente projeto de pesquisa objetiva verificar a contribuição do desenvolvimento de atividades socioemocionais para a promoção da saúde mental dos discentes. Ademais os objetivos específicos desta pesquisa consistem em investigar os possíveis fatores associados à qualidade da saúde mental dos discentes, presentes no ambiente escolar, a compreensão dos docentes sobre a promoção da saúde mental e o desenvolvimento de atividades socioemocionais com os discentes auxiliando-os na percepção e na construção do autoconhecimento sobre saúde mental. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada com método de estudo exploratório descritivo com abordagem mista (quantitativa e qualitativa), com caráter transversal. Espera-se que este trabalho contribua na aprendizagem dos alunos, na medida em que oportunize um melhor gerenciamento das suas emoções, maior envolvimento na escola, maior capacidade de resolução de problemas e prevenção de alguns tipos de perturbações mentais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.