Acesso e permanência no Instituto Federal de Alagoas – Campus Maragogi Análise das principais dificuldades enfrentadas pelas/os estudantes oriundos de assentamentos da Reforma Agrária situados no município de Maragogi

Danilo Carvalho da Silva Pires

Resumo


O IFAL Campus Maragogi está inserido em área de assentamento da Reforma
Agrária, a saber, o Assentamento Nova Jerusalém. Dados da Secretaria do Estado
de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, apontam que o Litoral Norte do
Estado – território de abrangência do IFAL Campus Maragogi – concentra o maior
número desses assentamentos em Alagoas, sendo Maragogi o município com o
maior quantitativo, com um total de 15 assentamentos. No sentido de atender a
esse contexto regional, o IFAL Campus Maragogi oferta, entre outros, os cursos de
Técnico em Agroecologia (Médio Integrado) e de Tecnólogo em Horticultura.
Considerando a democratização da educação pública, gratuita e de qualidade como
um dos princípios fundamentais da Rede Federal de Educação Profissional, e
ainda, tendo o Programa Auxílio Permanência (PAuP) da Política de Assistência
Estudantil do IFAL (PAE/IFAL) o objetivo de possibilitar condições básicas de
permanência às/aos estudantes no desenvolvimento das atividades escolares, este
trabalho tem como objetivo analisar os principais obstáculos para o acesso e a
permanência no IFAL Campus Maragogi de estudantes oriundas/os de
assentamentos da Reforma Agrária situados no município de Maragogi. Para tanto,
buscaremos identificar, a partir da perspectiva dessas/es estudantes, quais são os
principais obstáculos enfrentados, bem como avaliar os impactos do PAuP no
sentido de mitigar tais dificuldades. Trata-se de pesquisa aplicada de natureza
predominantemente qualitativa. Os dados serão coletados a partir de entrevistas 

semiestruturadas com as/aos estudantes do IFAL Campus Maragogi oriundas/os de
assentamentos de Reforma Agrária situados no município de Maragogi, bem como
em fontes documentais (pesquisa bibliográfica acerca da temática em questão,
levantamento de dados nos sistemas de informações do IFAL, consulta aos
normativos de Assistência Estudantil). A sistematização e interpretação dos dados
coletados por meio das entrevistas será feita com base na análise de discurso. A
partir dos resultados da presente pesquisa, esperamos propor estratégias que
viabilizem cada vez mais o acesso e a permanência no IFAL Campus Maragogi
desses estudantes, contribuindo para a democratização da educação pública,
gratuita e de qualidade.


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