Redes sociais e assistência estudantil: TikTok como ferramenta de comunicação institucional

Milena Anunciada Monteiro, Gabriel Kafure da Rocha

Resumo


Desde a implantação do processo de seleção on-line da assistência estudantil do IFSertãoPE Campus Ouricuri, os erros de preenchimento de questionário socioeconômico são recorrentes entre os estudantes novatos, resultando em muitas inscrições indeferidas ou com baixa pontuação. Tal situação, leva a crer que muitos estudantes em situação de vulnerabilidade, não chegam a concorrer às poucas vagas disponíveis para os auxílios ofertados e este cenário pode contribuir para o aumento da evasão escolar. Estudantes que não leem o edital e não compreendem a informação repassada na acolhida discente são alguns dos problemas pontuados pela Comissão de Assistência e Políticas Estudantis (CPAE) do campus. A partir do problema citado, levando em consideração a popularidade do TikTok como rede social utilizada entre o adolescentes (faixa etária do público-alvo dessa pesquisa) o objetivo geral é criar um perfil institucional no TikTok e nele desenvolver ações efetivas de comunicação institucional a partir do conteúdo dos editais de seleção de assistência estudantil e do passo a passo para inscrições no site. A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica sobre o tema do uso de redes sociais na comunicação institucional, com aplicação de pesquisa quantitativa e qualitativa com o público-alvo e posterior análise de dados. No decorrer deste estudo, referências  como Prensky em sua obra Digital natives, digital immigrants, JENKINS em Cultura da convergência, bem como Moraes e Mendes em Ações afirmativas, permanência e assistência estudantil no Brasil e no mundo: dilemas e desafios da contemporaneidade, serão possivelmente utilizadas como fundamentação teórica. Por conseguinte, os resultados esperados com o desenvolvimento desta pesquisa são descobrir a causa dos erros cometidos pelos estudantes novatos no processo de preenchimento do questionário socioeconômico do sistema de inscrição, bem como testar a efetividade das ações desenvolvidas e divulgadas no perfil institucional criado na rede social TikTok. Em consequência, levar mais estudantes até a etapa seguinte do processo seletivo que é a entrevista social. 



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