Omnilateralidade na Educação Profissional e Tecnológica: diálogos quanto à formação humana e o desenvolvimento no campo

Carla Assis dos Santos Melo

Resumo


A questão da formação humana omnilateral, termo trabalhado por Marx em seus
escritos, é uma palavra derivada de um adjetivo alemão allseitig, formado pela
palavra all, ou seja, todo/a, e Seite que, dentre outros sentidos, significa lado,
portanto, é pensar todo o ser humano, todos os seus lados e faces. A discussão
desse trabalho centraliza-se em um processo de formação humana da classe
trabalhadora ou dos seus filhos e filhas, sobretudo daqueles que residem no campo,
baseada na omnilateralidade, que considera o corpo, capacidades intelectuais e
sensitivas, como uma proposição para um possível caminho de superação da
desvalorização do campo e de emancipação nesse contexto. Então, essa pesquisa
tem o objetivo de analisar as considerações da formação humana junto à
omnilateralidade na Educação Profissional para o desenvolvimento no campo. Para
issso, pretende-se realizar uma busca bibliográfica, incialmente, e depois ir a campo
utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação e um questionário
semiestruturado. Para análise e interpretação dos dados será realizada a técnica da
análise de conteúdo. Enfim, esse estudo busca evidenciar a concepção da
omnilateralidade para a formação humana no contexto da Educação Profissional e
Tecnológica e procura colaborar com possíveis alternativas para o desenvolvimento
no campo, considerando a formação omnilateral.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.