Desafios, Estratégias Pedagógicas e Inserção no Mundo do Trabalho: um olhar sobre o PROEJA no Curso Técnico em Agropecuária

Lúcia Pereira dos Santos, Cícero Barboza Nunes

Resumo


A busca pela qualificação profissional é uma necessidade premente para muitos jovens e adultos que aspiram ingressar ou progredir no mercado de trabalho. É nesse contexto que o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA) desempenha um papel importante, oferecendo oportunidades de formação técnica e profissional. Neste viés, este estudo investiga  o impacto do PROEJA,  no curso técnico em Agropecuária, oferecido pelo Colégio José Amâncio Filho, localizado em Curaçá/BA. Como pano de fundo teórico, partimos dos marcos históricos que abordam os desafios na implementação da educação de jovens e adultos, com contribuições de Moacir Gadotti (2006), Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro (2000), além da legislação nacional que garante o direito à educação para essa parcela da população. No que tange as abordagens sobre juventude e trabalho, partimos do conceito de trabalho presente na BNCC (2018), a visão de Karl Marx sobre o trabalho, conforme expresso nos escritos de Manacorda (2007), bem como o conceito de inserção no mercado de trabalho, definido por Corrochano e, Abrano(2016), incluindo as particularidades da juventude e os desafios que podem dificultar a continuidade dos estudos. Trazemos ainda elucubrações teóricas concernentes ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), além de outras abordagens presentes em  Freire (1967),(1997), (2017 ), Ausubel (1982) e Martins (2013). A metodologia adotada neste estudo é de natureza aplicada, caracterizada por uma abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Para alcançar os objetivos propostos, realiza-se uma pesquisa bibliográfica (documental indireta), buscando embasar teoricamente as concepções sobre educação de jovens e adultos, bem como as práticas pedagógicas pertinentes ao contexto do PROEJA. O método hipotético-dedutivo é empregado para análise e interpretação dos dados coletados. Os resultados evidenciam que o curso técnico em Agropecuária na formação profissional dos alunos é de suma importância para o desenvolvimento da região de forma holística, especialmente pelo curso ser ofertado em uma região que tem a agricultura e pecuária, as margens do Rio São Francisco, como meio de subsistência e progresso. Ademais, identificamos e discorremos sobre os fatores determinantes para a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, considerando as particularidades do programa PROEJA e vimos que as práticas pedagógicas ofertadas no curso são eficazes para uma formação profissional  contextualizada e significativa, contribuindo assim para o aprimoramento do programa  e para o desenvolvimento de políticas educacionais .

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.