Existencialismo e Projeto de Vida

Klebio José Feitosa Coelho, Cristiano Dias da Silva

Resumo


A filosofia como disciplina nas escolas, pode contribuir de forma contundente aos anseios que o Novo Ensino Médio vem exigindo. Ao longo de toda a reflexão sobre a necessidade de tê-la em sala de aula, da necessidade ou não dela fazer parte da grade curricular, ela deu uma respirada quando foi novamente incorporada ao currículo do Ensino Médio, em junho de 2008, com a entrada em vigor da Lei nº 11.684. A medida tornou obrigatório o ensino da disciplina nas três séries do Ensino Médio. Ela havia sido banida do currículo em 1971 e substituída por educação moral e cívica. Mas com o Novo Ensino Médio, novas disciplinas foram criadas ao longo dessa nova formulação de carga horária, fazendo repensar novamente o papel dela em sala de aula. Entre essas novas disciplinas, temos O Projeto de Vida. Disciplina que se tornou obrigatória em todas as escolas secundaristas do Brasil. A abordagem dessa disciplina é a formação do jovem em seu projeto pessoal. Nessa nova perspectiva de ensino, o aluno é protagonista da sua vida pessoal. Como sendo capaz de criar sua própria trilha. De fazer suas próprias escolhas. Nesse sentido, entendemos que os autores existencialistas serão fundamentais para uma melhor compreensão do sentido de projetar-se e de autoconstrução. O filósofo francês Jean-Paul Sartre e sua abordagem existencialista, mais especificamente em sua obra O existencialismo é um humanismo, se destaca nessa questão. O existencialismo pode levar o jovem a reflexões que possam assegurá-lo melhor na compreensão das suas possíveis escolhas e, sendo essas, grandes responsáveis por toda caminhada humana, até porque nelas o homem reflete quem ele é. Refletir sobre o papel do existencialismo de Sartre na perspectiva humanista é a grande problemática desse estudo. Estudo que envolve a descoberta do ser que existe e que é projetado a um fim. Deste modo, teremos como objetivos, compreender o que é a Filosofia e qual a sua utilidade diante das novas reformulações da grade curricular no Novo Ensino Médio. Elaborar uma pesquisa que possa fazer uma conexão entre o pensamento existencialista de Jean-Paul Sartre e a disciplina Projeto de Vida. Refletir sobre o papel do existencialismo de Sartre na perspectiva humanista e fazer uma intervenção em sala com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, apresentando-os a filosofia existencialista e, em outro momento descrever as experiências adquiridas. Para alcançar os objetivos propostos, seguiremos os seguintes passos: revisão bibliográfica, pesquisa de campo, avaliação das ações propostas, redação e correção de texto e elaboração.



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