Inteligência Artificial e Educação: Desafios no uso do ChatGPT nas atividades de produção textual na Educação Básica

Danielyson Yure de Queiroz Valentim, Kélvya Freitas Abreu

Resumo


Este projeto tem como objetivo identificar os desafios na utilização do ChatGPT nas atividades de produção textual da área de Linguagens na Educação Básica. Especificamente, focamos nos seguintes aspectos: mapear a literatura da área sobre Inteligência Artificial e Educação; compreender os riscos e possibilidades do uso da IA em relação às disciplinas de Linguagens; e desenvolver estratégia de ensino que colabore para o direcionamento de professores quanto ao manuseio do ChatGPT em sala de aula. Considerando o presente contexto que tem promovido constantes debates acerca das tecnologias digitais na Educação e os impactos das Inteligências Artificiais para a aprendizagem (Barreto; Ávila, 2023), se faz oportuno, por esse caminho, pensar sobre as questões de ética relacionadas ao uso da IA em cenários educativos, visto que existe o receio de que o ChatGPT possa ser usado para trapaças (Kohnke et al., 2023). Para esse propósito investigativo, nosso estudo se baseia em uma pesquisa de natureza qualitativa e cunho interpretativo e exploratório. Realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura de textos publicados entre os anos de 2020 e 2024 através da plataforma de pesquisa online Google Acadêmico. Partimos dos textos para a construção de diálogos que cumprem com a finalidade de evidenciar os potenciais negativos do uso da IA na Educação Básica, traçando uma relação com a área de linguagens no Ensino Médio. Os resultados demonstram que as discussões e a integração das tecnologias digitais, sobretudo as inteligências artificiais, ganharam maior notoriedade durante a pandemia do coronavírus e passaram a ser discutidas com maior rigor neste período de transição pós pandêmico. Nesse viés, o ChatGPT atua como um assistente virtual capaz de criar e responder diálogos semelhantes aos de seres humanos, além de corrigir erros gramaticais e estilísticos e identificar e agrupar fontes. Entretanto, deve-se averiguar as questões de autenticidade e originalidade, uma vez que a própria IA faz a ressalva, quando questionada, de que não é capaz de realizar julgamentos éticos ou morais (Barreto; Ávila, 2023). Ainda, são encontrados na IA equívocos de coesão, coerência e paráfrases em textos produzidos pelo ChatGPT (D’alte; D’alte, 2023). É necessário reconhecer que precisamos de propostas pedagógicas que contemplem a alfabetização em IA alinhadas aos pressupostos dos letramentos digitais críticos. Dessa forma, professores e educadores serão capazes de desenvolver as habilidades de uso dessas ferramentas em sala de aula.



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