Formação Continuada: Desafios e Perspectivas dos Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da EREM Luiz Gonzaga Duarte, Araripina-PE

Wicara Lima e Silva, Cícero Barboza Nunes

Resumo


Sabe-se que o processo formativo não se encerra na formação inicial, por isso a formação continuada dos professores pode ser vista como um processo dinâmico que vai se adequando progresivamente às necessidades da atividade profissional. Dessa forma, a escola torna-se central para uma formação permanente baseada no contexto de trabalho, articulando assim, a teoria e a prática. Esta premissa, torna-se ainda mais relevante no âmbito do Ensino Médio, haja vista a recente transformação ocorrida pela Lei nº 13.415/2017, conhecida como a Lei do Novo Ensino Médio, a qual afetou diretamente a carga horária da Formação Geral Básica, inclusive referente ao componente curricular de Língua Portuguesa. Desse modo, o presente trabalho tem o objetivo de investigar o comprometimento da oferta de formação continuada aos professores de Língua Portuguesa da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Luiz Gonzaga Duarte, em Araripina-PE, vinculada à Rede pública do Estado de Pernambuco, com aspectos fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes, como, por exemplo, a valorização dos conhecimentos e experiência dos profissionais, o trabalho em equipe, o incentivo à investigação e à modernização nas formas de ensinar. A metodologia utilizada nesta pretensa pesquisa tomará por base um vasto levantamento bibliográfico sobre a temática, tendo como parâmetro pesquisadores consagrados, como Imbernón (2010, 2011), Candau (2011), Nóvoa (2002, 2009) e Alarcão (2001). Além disso, a pesquisa realizada será do tipo participante, uma vez que o pesquisador encontra-se dentro do grupo de professores que está a pesquisar, e, também, do tipo qualitativa, já que pretende coletar dados realizando entrevistas junto aos 4 (quatro) professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio em Tempo Integral, bem como, com o único Professor de Apoio (Professor Formador), todos vinculados à EREM Luiz Gonzaga Duarte. Por fim, espera-se que os resultados dessa pesquisa sejam capazes de auxiliar, a partir das impressões dos profissionais pesquisados, a elaboração de uma proposta de formação continuada fielmente associada aos reais desafios enfrentados na prática da sala de aula pelos Professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da EREM Luiz Gonzaga Duarte, a qual colaboraria para um melhor desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem no âmbito escolar.



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.