Estudo do Projeto Político-Pedagógico do Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Campus Salgueiro à luz dos direitos humanos

Emanuelle de Castro Moreira, Erbs Cintra de Souza Gomes

Resumo


Um Projeto Político-Pedagógico de Curso (PPP) tem como finalidade precípua se constituir numa ferramenta de planejamento, de execução e de avaliação das ações de um determinado curso. É sabido que um PPP contempla informações, tais  como, princípios, objetivos, diretrizes, conceitos elementares, perfil do estudante, práticas educativas, atividades complementares, concepção e objetivos gerais do curso, contextualizados com as suas inserções institucionais, políticas, geográficas e sociais.Ao relacionar Projeto Político-Pedagógico com os Institutos Federais, partindo da preocupação deste último com a inclusão social, levantamos a título de hipótese a ideia de que seus PPPs prescrevem uma educação baseada em direitos humanos, incorporando em sua estrutura a preocupação racial, étnica, de gênero, necessidades especiais, de classe e etc.Justifica-se o aprofundamento em torno deste objeto específico, pelo fato do Projeto Político-Pedagógico se apresentar como relevante ferramenta aliada à completa condução do processo de ensino-aprendizagem.Objetiva-seanalisar como se constrói o projeto político-pedagógico do IFSertãoPE, Campus Salgueiro, alinhado aos Direitos Humanos. Elenca-se como objetivos específicos: compreender quais os princípios/fundamentos e objetivos político-pedagógicos do IFSertãoPE para uma educação profissional e tecnológica baseada nos Direitos Humanos; conhecer como se dá a formação acadêmica e docente da educação profissional e tecnológica IFSertãoPE, aproximada aos Direitos Humanos e, cotejar como se amoldam as ações do IFSertãoPE, delineadas no PPP, e as perspectivas em Direitos Humanos. A pesquisa se realizará a partir de uma articulação entre pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se do método dedutivo de análise e se desenha como pesquisa do tipo qualitativa. Com esta proposta, espera-se conhecer o PPP do IFSertãoPE e verificar de que forma esse PPP em sua construção dialoga com a implementação de uma educação voltada ao cumprimento dos Direitos Humanos.

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