Filopoesia: Experiêncas Filosóficas no Ensino Médio
Resumo
Esse trabalho tem por objetivo relatar vivências filosóficas, ou seja, experiências docentes da Filosofia no ensino médio, partindo do estudo de obras clássicas da Filosofia, como alguns textos dos pré-Socráticos : Parmênides, Heráclito. Também de Platão (Sócrates) e Aristóteles, passando por obras poéticas diversas, por exemplo, obras de Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. E a partir daí também ressaltando temas do cotidiano do interesse dos alunos, que por sinal sempre são aplicáveis à Filosofia , tais como: justiça, liberdade e ética. Os temas foram trabalhados dialeticamente com turmas do ensino médio no Colégio Estadual do Campo Agnaldo Almeida, em Santana do Sobrado, Casa Nova – BA. Por meio de aulas dialogadas, rodas de leitura e debate, atividades práticas como elaboração de poesias, cordéis e paródias sobre os temas estudados. Os alunos usaram sua criatividade para apresentar trabalhos de acordo com as temáticas sorteadas, que já tinham sido previamente trabalhadas em sala de aula. Essa experiência também faz parte da aplicação prática da minha pesquisa de campo, para o Mestrado Profissional em Filosofia pelo IF SERTÃO- PE, pois, trato sobre a importância da contextualização no ensino de Filosofia e de estratégias didáticas satisfatórias, fazendo a reflexão sobre a teoria e prática mediados também pelos recursos didáticos adequados no dia a dia educacional. Elementos fundamentais para a construção de um ensino de Filosofia dialógico. Pensar sobre o ensino de Filosofia envolve diversas implicações, entre elas analisar a prática pedagógica da mesma, e perceber as concepções Teórico metodológicas que imperam o cenário educacional atual brasileiro. Os professores de Filosofia devem contribuir para um pensar filosófico, pensar dialógico, que questiona, busca, investiga e correlaciona os assuntos do ontem e de hoje, correlacionando as obras clássicas com temas da atualidade. As ações empregadas nesse estudo, em primeiro momento foram o levantamento bibliográfico de diferentes autores que dissertam sobre a prática pedagógica da Filosofia como Freire; Gallo e Kohan; os clássicos da Filosofia, (alguns citados por Marcondes) e da Literatura. Em segundo lugar a aplicação das vivências filosóficas no ensino médio da referida escola. Esse estudo irá contribuir significativamente para a Docência em Filosofia no Ensino Médio e de forma geral ao trazer à tona estratégias de como se trabalhar a Filosofia de uma maneira clara e prática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.