Filopoesia: Experiêncas Filosóficas no Ensino Médio

Gineide Cavalcante Nunes de Carvalho, Sebastião Francisco de Almeida Filho

Resumo


Esse trabalho tem por objetivo relatar vivências filosóficas, ou seja, experiências  docentes da Filosofia no ensino médio, partindo do estudo de obras clássicas da  Filosofia, como alguns textos dos pré-Socráticos : Parmênides, Heráclito. Também de  Platão (Sócrates) e Aristóteles, passando por obras poéticas diversas, por exemplo,  obras de Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. E a partir daí  também ressaltando temas do cotidiano do interesse dos alunos, que por sinal sempre  são aplicáveis à Filosofia , tais como: justiça, liberdade e ética. Os temas foram  trabalhados dialeticamente com turmas do ensino médio no Colégio Estadual do Campo  Agnaldo Almeida, em Santana do Sobrado, Casa Nova – BA. Por meio de aulas  dialogadas, rodas de leitura e debate, atividades práticas como elaboração de poesias,  cordéis e paródias sobre os temas estudados. Os alunos usaram sua criatividade para   apresentar trabalhos de acordo com as temáticas sorteadas, que já tinham sido  previamente trabalhadas em sala de aula. Essa experiência também faz parte da  aplicação prática da minha pesquisa de campo, para o Mestrado Profissional em  Filosofia pelo IF SERTÃO- PE, pois, trato sobre a importância da contextualização no  ensino de Filosofia e de estratégias didáticas satisfatórias, fazendo a reflexão sobre a  teoria e prática mediados também pelos recursos didáticos adequados no dia a dia  educacional. Elementos fundamentais para a construção de um ensino de Filosofia  dialógico. Pensar sobre o ensino de Filosofia envolve diversas implicações, entre elas  analisar a prática pedagógica da mesma, e perceber as concepções Teórico metodológicas que imperam o cenário educacional atual brasileiro. Os professores de  Filosofia devem contribuir para um pensar filosófico, pensar dialógico, que questiona,  busca, investiga e correlaciona os assuntos do ontem e de hoje, correlacionando as  obras clássicas com temas da atualidade. As ações empregadas nesse estudo, em  primeiro momento foram o levantamento bibliográfico de diferentes autores que  dissertam sobre a prática pedagógica da Filosofia como Freire; Gallo e Kohan; os  clássicos da Filosofia, (alguns citados por Marcondes) e da Literatura. Em segundo lugar  a aplicação das vivências filosóficas no ensino médio da referida escola. Esse estudo irá  contribuir significativamente para a Docência em Filosofia no Ensino Médio e de forma  geral ao trazer à tona estratégias de como se trabalhar a Filosofia de uma maneira clara  e prática. 



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.