Educação em Saúde: Estratégia de promoção de autocuidado pelos estudantes do Ensino Médio Integrado

Mariana Leal de Moura, André Ricardo Lucas Vieira

Resumo


Nos Instituições Federais (IFs) a Educação em Saúde (ES) é compreendida como  um dos pilares da prestação da assistência de enfermagem. No entanto na  comunidade escolar ainda é muito enraizado a ideia de que cuidar é apenas realizar  uma consulta e resolver a queixa atual, quando na verdade é algo mais abrangente  e complexo. As atividades em grupo com adolescentes abordando temáticas do 

Ministério da Saúde pertinentes a esse público-alvo e/ou de acordo com a situações mais vivenciadas pelos estudantes no ambiente escolar é fundamental para a promoção, prevenção e recuperação da saúde, proporcionando aos estudantes o  desenvolvimento de uma consciência crítica e reflexiva, e consequentemente,  autonomia e protagonismo no seu processo saúde-doença. A pesquisa a ser  desenvolvida objetiva avaliar a percepção dos estudantes do ensino médio integrado  (EMI) do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Campus Paulistana sobre as atividades  educativas e evidenciar após a realização de atividades em grupos o conhecimento  adquirido pelos estudantes sobre os assuntos abordados e como isso refletirá no dia  a dia do estudante dentro na instituição escolar. A fim de alcançar tal finalidade adotar-se-á uma abordagem qualitativa, a partir da aplicação de dois questionários  elaborados por meio do Google Forms os quais serão enviados por e-mail aos alunos  do EMI do Campus Paulistana juntamente com um convite para participar da pesquisa e os termos éticos correspondentes. O primeiro questionário avaliará a  percepção dos estudantes sobre a importância da ES na promoção do cuidado e o  segundo aplicado após atividades educativas avaliará o conhecimento adquirido sobre as temáticas abordadas e se isso irá refletir nas novas práticas de cuidado consigo mesmo. Ao final da pesquisa espera-se identificar a percepção dos alunos sobre a ES antes e após participarem das atividades, o que os alunos aprenderam  sobre os temas explanados nas atividades, bem como a partir dos novos  conhecimentos e vivências uma redução no quantitativo de atendimentos e  desmistificar dentro da realidade atual a concepção de que a enfermagem promove  cuidado apenas ao realizar uma consulta de enfermagem. 




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