CONTOS CLÁSSICOS ADAPTADOS À LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Maria Dara Souza Barros, Jardiene Leandro Ferreira

Resumo


A pesquisa tem como objetivo geral apresentar uma proposta de ensino para a  educação infantil a partir de folhetos de literatura de cordel que tenham adaptação dos contos infantis. O cordel é uma forma de poesia popular surgida  no Nordeste, escrita em verso e pode ter a presença de rimas. Por ter uma  linguagem mais acessível, seus escritos podem ser de fácil entendimento para  as crianças. Por este motivo, escolhemos esse gênero literário como ferramenta  para a proposta de ensino aqui pensada. Esta pesquisa é de caráter qualitativo.  Para embasamento teórico, será feita uma revisão de estudos norteados por  Bakhtin (2010); Cury & Gonçalves (2013); Haurélio (2013) e Silva (2008). Após  essa etapa de estudo, será montada uma proposta de sequência didática, baseada em Schneuwly & Dolz (2004), com o intuito maior de resgatar a literatura de cordel nas escolas. Espera-se que esse estudo possa promover o  contato com a cultura popular brasileira, estimular o gosto pela leitura e valorizar  a diversidade de expressões literárias, para que, assim, as habilidades orais e escritas sejam despertadas nas crianças, assim como o interesse pela leitura. 



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