A RELEVÂNCIA SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Júlio César dos Santos Paiva, José Aldo Camurça de Araújo Neto

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar a importância da educação dentro do contexto social. A educação física escolar é importante, pois, se propõe, através da vivência do movimento, apropria-se criticamente e culturalmente dos conteúdos propostos. No caso – danças, jogos, lutas, esportes, práticas corporais de aventura, promoção da saúde, entre outros. Gerando oportunidades para a participação de todos os alunos. O processo de ensino e aprendizagem deve trabalhar todas as dimensões do jovem (cognitiva, corporal, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social). Pesquisa de revisão de literatura através de livros, sites, artigos científicos, teses e dissertações. A base para busca de dados será o portal de periódicos da Capes, Scielo e Google acadêmico. O período utilizado para as buscas será os últimos cincos anos. As palavras chaves a serem utilizadas para as buscas será: Educação física escolar, importância social e ensino médio. Espera-se a retomada da educação física, com sua devida importância, dentro do cenário educativo, principalmente, após o advento do novo ensino médio, o qual, este componente curricular perdeu espaço. Este componente curricular tinha seu lugar na educação básica anteriormente, com a composição de três aulas semanais,  neste momento encontra-se com apenas uma aula semanal no ensino médio. Como impacto pretende-se um olhar mais atento para este componente curricular e o quanto contribui para uma sociedade melhor seja de maneira física, mental, social e cognitiva.



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