ESCRITA E LETRAMENTO FILOSÓFICO: Um caminho para romper o silêncio em sala de aula com os estudantes da EJA

Donaria Cardoso de Carmo, Zélia Maria Xavier Ramos

Resumo


Este trabalho tem como ponto de investigação a problemática do letramento
filosófico nas turmas de Ensino Médio, estudantes da EJA, tendo como foco
principal a discussão de como o processo de escrita e letramento interfere no
aprendizado. A pesquisa justifica-se pelo fato de que muitos estudantes ao
depararem-se com a disciplina de Filosofia sentem dificuldades em relação a
compreensão dos textos filosóficos apresentados. Traz-se como questão problema:
do ponto de vista da filosofia o que podemos chamar de letramento e como as
representações cotidianas podem auxiliar na compreensão da filosofia ? Para
auxilair nessa questão os objetivos propostos foram, explicar com base no processo
de leitura, escrita e letramento filosófico como é possível sujeitos com olhares mais
sensíveis e atentos as formas de leitura e escrita de mundo, identificar os diversos
tipos de textos relacionados ao ensino de filosofia, verificar a importância da leitura
e escrita na filosofia para os estudantes da EJA, 

analisar diferentes tipos de textos não filosóficos, organizar os diferentes textos
filosóficos e não filosóficos no contextoda da sala de aula de EJA. Pretende-se
produzir, em diferentes gêneros textuais, escritos direcionados aos estudantes da
EJA de forma que possam assimilar filosofia, cotidiano e escrita. Como referencial
teórico escolheu-se alguns autores que trazem a ideia de que existe conhecimentos
prévios que os estudantes já trazem nas sua aprendizagem, Lidia Maria Rodrigo (
2009), também que a escola e os esudantes estão inseridos num universo
multiletrado Roxane Rojo & Eduardo Moura ( 2012) a ideia dos multiletramentos na
escola, não apenas com o texto escrito mas sim com diferentes formas de leituras e
escritas cotidianas que necessitam ser inseridas nas salas de aula da EJA,e por fim
para tratar dos sujeitos da EJA diologar-se-a com . Em virtude do que foi
mencionado acima. Com essa pesquisa pretendesse desconstruir e reconstruir
diferentes tipos de textos dentro das possibilidades de uma escrita e de um
letramento filosófico, escritos pelos próprios estudantes que servirão de pesquisas
futuras aos novos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.