EQUIDADE E QUALIDADE NAS CLASSES MULTISSERIADAS

Danielle Mendonça Paiva, André Ricardo Lucas Vieira

Resumo


Entender o conceito de classes multisseriadas vai muito além de entender o que
está descrito em um dicionário, a realidade é bem mais impactante. Em vez de
separar os alunos rigidamente por idade ou série, os professores que adotam esse
modelo agrupam os estudantes de acordo com seu nível de habilidade e
desenvolvimento, independentemente da série em que estão matriculados. Isso
permite uma abordagem mais flexível, onde cada aluno pode progredir em seu
próprio ritmo. Além disso, promove a interação entre crianças de diferentes idades,
favorecendo o aprendizado colaborativo e a troca de experiências. Esse modelo é
comumente utilizado em áreas rurais ou em escolas com baixo número de alunos,
onde agrupar os estudantes por idade pode não ser viável devido à baixa demanda.
Com isso a necessidade de adaptar a educação às condições específicas dessas
comunidades, incluindo recursos limitados, população dispersa e necessidades
individuais dos alunos, segundo Arroyo em Escola: terra de direito. O presente
estudo busca refletir sobre as relações de qualidade e equidade por meio da gestão
escolar, em escolas multisseriadas do município de Juazeiro – BA. Investigar a
qualidade com equidade nas escolas multisseriadas é um desafio tendo em vista as
particularidades que englobam as escolas multisseriadas. Entender o papel da
gestão escolar e como deve atuar em suas particularidades é indispensável para o
desenrolar da pesquisa, como o diretor escolar enfrenta no seu cotidiano 

complexidades que exigem atitudes específicas na sua atuação. A gestão da escola
é uma tarefa administrativa, e pensar na gestão desse espaço remete-nos a muitos
desafios pois, a organização e a gestão escolar são dimensões que estão
profundamente articuladas, já que a escola não é uma soma de partes, mas um
todo, portando fica nítido que a gestão escolar se torna o meio e a eficiência para o
desenvolvimento e funcionamento da escola gerando com isso a qualidade do
ensino. A pesquisa tem abordagem qualitativa e propõe buscar fontes bibliográficas
para entender como se deu o processo de formação das classes multisseriadas no
município em questão; Enviar questionários para Secretaria de Educação do
município, bem como para a gestão das escolas que possuem turmas
multisseriadas. Através das pesquisas bibliográficas e da coleta de dados
pretendemos compreender o processo das classes multisseriadas, bem como a
formação do seu currículo político pedagógico e o papel da gestão escolar dentro
de cada unidade de ensino, analisando e estudando suas nuances e
particularidades. Por fim, espera-se que esse estudo possa contribuir com mais
uma pesquisa nessa área para que possamos conhecer, entende e refletir sobre a
importância de uma gestão educacional nas escolas multisseriadas e como esse
trabalho feito de forma articulada com a Secretaria de Educação e a comunidade
escolar pode gerar bons resultados, além de compreender: o que a gestão escolar
pensa, como se dá sua organização pedagógica e administrativa.


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