Projetos Integradores no Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica: Uma proposta de permanência e êxito na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Raimundo Jorge de Souza, Rafael Lucas de Lima

Resumo


O objetivo da pesquisa é analisar e compreender o processo de constituição do currículo integrado no Proeja, identificar suas dificuldades e avanços. Fundamentase nos referenciais teóricos que abordam os desafios e as estratégias utilizadas para promover a integração curricular. Os estudos existentes demonstram que a ideia central do currículo integrado no Poreja representa um importante instrumento para uma política pública de Estado e juntamente com os projetos integradores são peças-chave no Proeja. O projeto integrador propõe a interdisciplinaridade, unindo conhecimentos de diversas disciplinas por meio de um tema gerador. Por outro lado, um grande desafio na implementação do Proeja é a evasão. Vários pesquisadores afirmam que a evasão é ocasionada por fatores de trabalho/emprego, desnivelamento dos discentes, insuficiente capacitação e descompromisso de alguns docentes, despreparo e estrutura inadequada da instituição. Ressalta-se cinco pontos da evasão: primeiro a evasão dos IFs é um problema geral do Brasil; segundo existe um discurso de que o fracasso escolar vem da escola pública; terceiro adota-se um padrão mecanicista para tratar temas complexos; quarto os projetos propõem intervenções que fogem das atribuições da instituição; e quinto se planeja um número de intervenções impossíveis de serem realizadas. Para a superação da evasão escolar no Proeja, teóricos da área defendem que é necessário ampliar as políticas públicas voltadas a esta área; delinear o perfil socioeconômico dos evadidos e identificar os fatores da evasão. Existem algumas experiências exitosas que promovem a integração e reduz os altos índices de evasão, como o projeto de intervenção pedagógica de integração, implementado no IFGoiano Campus Iporá, que reduziu a evasão no Campus; também foi implementado um projeto no Campus Currais Novo do IFRN, que reduziu a evasão e efetivou a integração; outra experiência exitosa foi implementada no IFSERTÃO Campus Salgueiro. Quanto à metodologia, é uma pesquisa bibliográfica, com revisão sistemática de artigos científicos, livros, dissertações e teses sobre o tema do currículo integrado no Proeja, análise documental de leis, decretos e normativas de políticas educacionais sobre o tema, e análise qualitativa dos dados coletados. Por fim, como resultado esperado, a pesquisa desenvolverá dados que possam colaborar na implementação do currículo integrado e redução da evasão no Proeja, com maior engajamento e aprendizagem significativa dos alunos.

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