O uso das HQs (histórias em quadrinhos) nas aulas de epistemologia no Ensino Médio

Diego Santos Rêgo, Gabriel Kafure da Rocha

Resumo


Este relato de experiência visa demonstrar como as HQs podem ser inclusas em atividades discursivas ou debates dos conteúdos filosóficos no ensino médio. Em especial, neste caso, o modo como foi desenvolvida a atividade avaliativa das epistemologias empirista e racionalista no IFBA – campus Juazeiro, na I unidade do ano corrente. Essa atividade corrobora com a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e as orientações dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), reconhecendo que dentro das metodologias de ensino, os docentes são chamados a incluir em suas atividades e exposições, recursos didáticos com a linguagem verbal e visual, contribuindo com uma abordagem mais ampla e lúdica no processo de ensino-aprendizagem. Recordamos também que da mesma forma, exames de ingresso às universidades e inclusive, o ENEM, usam destes meios para construir suas questões, interligando os assuntos estudados junto à capacidade de interpretação e crítica pretendidas na construção das habilidades do alunado. Deste modo, baseado numa perspectiva construtivista, tais quadrinhos reforçam as bases histórico-culturais dos estudantes unidas às novas experiências assimiladas no temário filosófico. 



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