A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO: Uma análise conjuntural da Assistência Estudantil no IFSertãoPE do campus Serra Talhada-PE

Jacqueline Gonçalves Dantas, José Aldo Camurça de Araújo Neto

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto das políticas públicas destinadas ao ingresso e à permanência e êxito de discentes negros no ensino médio integrado do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Serra Talhada-PE. A proposição deste recorte racial tem a intenção de revelar a estrutura orgânica da população beneficiária, com o fito de voltar ações mais assertivas que garantam justiça e equidade social. Assim, será realizada a revisão bibliográfica e a pesquisa documental, perpassando a fonte de documentos oficiais e arquivos privados. Desta feita, dedicar-se à investigação dos sujeitos que acessam as políticas assistenciais no âmbito da educação e perceber a interseccionalidade com a política de cotas raciais. Identificar o perfil socioeconômico e a composição familiar dos estudantes negros beneficiados pelos auxílios estudantis. Logo, a investigação será desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados as informações compiladas da Secretaria de Controle Acadêmico, do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), bem como da aplicação de questionários, com questões mistas, aos alunos do ensino médio integrado do campus Serra Talhada, que figuram na lista de concessão de auxílios estudantis. Quanto à técnica de análise, utilizaremos a estatística descritiva simples, através de tabelas e gráficos. Por fim, esperamos que o resultado dessa pesquisa possa conduzir à resolutividade de suas problemáticas e contribuir com o desenvolvimento de novas ações na efetivação de direitos dessa população minoritária. 



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