A abordagem do ensino interdisciplinar no Ensino Médio da Educação Básica na Comunidade Quilombola de São Tomé-BA: Contexto, desafios e perspectivas

Rita de Cássia Souza Martins, Anna Christina Freire Barbosa, Gabriel Kafure da Rocha

Resumo


A pesquisa versa sobre a análise da efetividade da abordagem do ensino interdisciplinar no Ensino Médio no Colégio Estadual Quilombola de São Tomé, seguindo as diretrizes que são preconizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Brasileira nº 9394/96  e a Lei nº 10.639/2003 que normatizou a obrigatoriedade do estudo da história e cultura dos povos afro brasileiros. A Lei nº 10.639/2003 sinaliza a abordagem da história e da cultura dos povos afro brasieliros em todo o currículo com especial atenção as disciplinas de Arte, Literatura e História Brasileira. Nesse sentido, o presente estudo se debruçará na análise da Projeto Político Pedagógico (PPP), nos planos de ensino de todas as disciplinas em especial atenção as disciplinas sinalizadas pela legislação e as dinâmicas, atividades e eventos no espaço educativo desse colégio e da comunidade em geral para dimensionar a contribuição e relevância que a temática da história e cultura dos povos da diáspora africana, afro brasileiros e da localidade exercem na tessitude do desenho pedagógico desse Colégio específico. Nesse contexto, a abordagem interdisciplinar apresenta-se como um importante mecanismo de (re) conhecimento, preservação, valorização da identidade étnico racial e da constituição do ser humano dentro de uma sociedade multicultural e de diversidade étnico racial. A presente pesquisa, assume o compromisso de identificar e analisar como a história e cultura dos afro brasileiros são desenvolvidos, especialmente nas disciplinas de Arte, Filosofia, História Brasileira e Literatura no Ensino Médio do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé-BA com vistas a abordagem interdisciplinar e a pretensa reflexão-ação no processo de  (re) conhecimento, preservação, valorização desse legado secular e a constituição do ser humano, e portanto, filosófico. A pesquisa em tela, terá como principais aportes teóricos as obras e epistemologias de Frantz Fanon abordando a descolonialidade e constituição da identidade afro diaspórica, Paulo Freire na problematização do ensino e emancipação humana e Nogueira com o ensino de filosofia.  Baseia-se como trilhas metodológicas o intercruzamento das perspectivas da pesquisa qualitiativa e bibliográfica, tendo a pesquisa Ação Participante (Fals Borda) como mote central na feitura coletiva dialogada da investigação e da produção acadêmica interconectada com os saberes vivenciados e construídos nessa comunidade pesquisada.



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.