PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INSERÇÃO DE FERRAMENTAS IA NAS AULAS DE ESPANHOL
Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as ferramentas de IA generativa podem ser integradas ao ensino de línguas estrangeiras, especificamente o espanhol. O uso de Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nosso
cotidiano, muitos docentes ainda se veem diante de dois dilemas no ambiente
escolar: a proibição terminante e dúvidas quanto à sua inserção no cotidiano escolar, além da problemática de como orientar os estudantes sobre a utilização desses recursos. Moran (2007) enfatiza o papel crucial do professor como orientador para garantir o uso adequado das tecnologias na sala de aula, visando uma aprendizagem mais gratificante e significativa para os discentes, alinhada às demandas contemporâneas. Foi apresentada uma sequência didática envolvendo o uso do Chatgpt, Dall-E IA, Slides IA, Animaker IA, para trabalhar as tempaticas de Gênero textual e oralidade preconizadas pelas habilidades da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e para auxiliar no processo de escrita, adaptação e tradução das
produções textuais dos alunos. Para isso, os procedimentos metodológicos estão
pautados em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em artigos, teses e
dissertações sobre a temática investigada à luz dos preceitos de Araújo e Oliveira
(2021; 2022), Costa e Oliveira (2020), Machado e Oliveira (2018), Gomes e Oliveira
(2015; 2016), Paulino Júnior e Oliveira (2022; 2024), Rocha e Oliveira (2023) e Silva e Oliveira (2021; 2022; 2023), com a elaboração de um Quadro Norteador de
Pesquisa (QNP) de Araújo, Dieb e Costa (2017) para a composição das aulas e a construção do projeto. Utilizar-se-á a vertente Pedagógica Histórico-Crítica, preconizada por Saviani (2007), que busca a participação ativa e crítica dos alunos no processo de construção do conhecimento, sob orientação e mediação dos professores, para compreender a realidade vivenciada, e assim que estes atores possam exercer de forma democrática uma cidadania consciente e transformadora do meio onde vivem, visando uma aprendizagem significativa (Ausubel, 2000) e contextualizada. Além disso, esta pesquisa busca trazer, através da seleção das ferramentas mais apropriadas, a esperança de que possa servir como modelo para a inclusão da IA em outras disciplinas, promovendo uma compreensão mais significativa dos conteúdos e contribuindo para futuras investigações acadêmicas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.