PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A INSERÇÃO DE FERRAMENTAS IA NAS AULAS DE ESPANHOL

Mayara Cristina Rodrigues dos Santos, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo analisar como as ferramentas de IA generativa podem ser integradas ao ensino de línguas estrangeiras, especificamente o espanhol. O uso de Inteligência Artificial está cada vez mais presente em nosso
cotidiano, muitos docentes ainda se veem diante de dois dilemas no ambiente
escolar: a proibição terminante e dúvidas quanto à sua inserção no cotidiano escolar, além da problemática de como orientar os estudantes sobre a utilização desses recursos. Moran (2007) enfatiza o papel crucial do professor como orientador para garantir o uso adequado das tecnologias na sala de aula, visando uma aprendizagem mais gratificante e significativa para os discentes, alinhada às demandas contemporâneas. Foi apresentada uma sequência didática envolvendo o uso do Chatgpt, Dall-E IA, Slides IA, Animaker IA, para trabalhar as tempaticas de Gênero textual e oralidade preconizadas pelas habilidades da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e para auxiliar no processo de escrita, adaptação e tradução das
produções textuais dos alunos. Para isso, os procedimentos metodológicos estão
pautados em uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) em artigos, teses e
dissertações sobre a temática investigada à luz dos preceitos de Araújo e Oliveira
(2021; 2022), Costa e Oliveira (2020), Machado e Oliveira (2018), Gomes e Oliveira
(2015; 2016), Paulino Júnior e Oliveira (2022; 2024), Rocha e Oliveira (2023) e Silva e Oliveira (2021; 2022; 2023), com a elaboração de um Quadro Norteador de
Pesquisa (QNP) de Araújo, Dieb e Costa (2017) para a composição das aulas e a construção do projeto. Utilizar-se-á a vertente Pedagógica Histórico-Crítica, preconizada por Saviani (2007), que busca a participação ativa e crítica dos alunos no processo de construção do conhecimento, sob orientação e mediação dos professores, para compreender a realidade vivenciada, e assim que estes atores possam exercer de forma democrática uma cidadania consciente e transformadora do meio onde vivem, visando uma aprendizagem significativa (Ausubel, 2000) e contextualizada. Além disso, esta pesquisa busca trazer, através da seleção das ferramentas mais apropriadas, a esperança de que possa servir como modelo para a inclusão da IA em outras disciplinas, promovendo uma compreensão mais significativa dos conteúdos e contribuindo para futuras investigações acadêmicas.


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