O ENSINO DE FILOSOFIA E O ENSINO DA ÉTICA DA RESPONSABILIDADE

Germano Alves Cavalcante, João Batista Farias Junior

Resumo


Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa sobre a nova proposta ética de Hans Jonas em seu livro fundamental O Princípio Responsabilidade no que implica a uma ética da responsabilidade pensada como proposta ao ensino de Filosofia em sala de aula. Tem como objetivo investigar a ética da responsabilidade na Filosofia, em seu ensino e como proposta para a prática docente e discente. Faz-se uma apresentação dos aspectos morais e propostos encontrados na obra O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnologia (2006), apesar de não se deter estrita ou detalhadamente sobre a educação nem em específico sobre o ensino de Filosofia, Hans Jonas oferece elementos que contemplam as dimensões da educação e o ensino de Filosofia, e no que tange sua crítica à tecnologia, a modernidade, Técnica, Medicina e Ética: Sobre a prática do princípio responsabilidade (2013) ético para os novos tempos; Junot Cornélio Matos (2011) com o livro Filosofias do ensinar e aprender a filosofar, o autor traz elementos imprescindíveis à temática da  Filosofia em sala de aula; Walter Kohan (2000) com a obra Filosofia no Ensino Médio, discutindo pontos sobre a necessidade da disciplina e o filosofar em sala; Sílvio Gallo (2013) com o livro Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio, apontamentos do autor sobre a prática metodológica do ensino de Filosofia; Moacir Gadotti (2010)  que trata o princípio responsabilidade empreendido para uma educação sustentável e entre outros autores. Infere-se que a partir das reflexões relacionadas com a teoria ética jonasiana, sirva de fundamentação para a abordagem da ética da responsabilidade em sala de aula e sua pertinência na prática do ensino de Filosofia.

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