Lazarillo de Tormes - Uma proposta de ensino de Língua Espanhola

Gustavo Augusto de Araujo Chaves Pereira, João Paulo Moraes Lima dos Santos

Resumo


O idioma espanhol figura entre os de maior número de falantes, contando com mais de 400 milhões de pessoas, muitas das quais em países limítrofes ao Brasil. Assim, dominar a língua de Cervantes torna-se também uma questão econômica. Costa Rico (2002) menciona que o educador espanhol Frei Martin Sarmiento, já propunha entre seus métodos de ensino “uma aprendizagem demonstrativa através do processo de gradualização didática e o exercício educativo mediante a emulação e em um clima de confiança” (Costa Rico, 2002, p. 20),  para isso, o ensinar uma nova língua deve aliar gramática e literatura de modo a estimular os alunos a conhecer a cultura de outros países, principalmente no que diz respeito aos livros, avançando a aprendizagem, contudo, de forma progressiva . O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta de ensino-aprendizagem da gramática do espanhol para o Ensino Médio, tendo como base a utilização da literatura espanhola do chamado Siglo de Oro (1492-1659). Metodologicamente, buscar-se-á realizar, por meio de pesquisas bibliográficas, uma análise de propostas didáticas que integrem o ensino de gramática com a literatura, seguido posteriormente de uma proposta didática utilizando o livro 'Lazarillo de Tormes",cujo autor é desconhecido. Destaca-se como referências aquelas publicações que primeiramente vão ao encontro ao que preconiza Cândido (1988) ao afirmar que a literatura é um direito indispensável e fator de humanização (França Silva e França de Lima, 2018; Barros e Miranda, 2021) e também aos que analisaram a literatura como peça de suma importância para uma língua estrangeira (Moreno, 2014). Espera-se que esta pesquisa incentive outros pesquisadores e professores a utilizarem o Lazarillo bem como o uso de outras obras literárias em língua espanhola sejam elas do Siglo de Oro ou não.



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