O GÊNERO MEME COMO POTENCIALIZADOR DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Ana Luciene Alves Garcez, Handherson Leyltton Costa Damasceno

Resumo


O fortalecimento das culturas digitais, bem como a emergência das redes sociais digitais  criaram novos comportamentos, modos de ser e de estar no mundo, bem como posturas  relacionadas a produzir, socializar e se apropriar de saberes. Deste modo, novas práticas  de leitura e produção textual emergem nesses processos e parece que é importante que  se lance um olhar mais apurado. Portanto, o presente trabalho é o recorte de uma pesquisa  em andamento, que busca a compreensão de como o gênero “meme” pode potencializar  a leitura e a produção textual. O gênero meme, por meio do humor, da criticidade, da  semiótica, e da interação com o público é capaz de estimular potencialidades no campo  da leitura e no campo da produção textual. O meme fortalece uma comunicação  espontânea que contribui de forma rápida e estratégica para uma compreensão elaborada  do conteúdo, informando e revelando quais são as perspectivas críticas e o contexto social  que essa informação está inserida. O estudante é instigado a fazer relações interculturais,  estimulando a curiosidade e a vontade de entender uma pouco mais sobre o tema  abordado no gênero meme. 



Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.