O GÊNERO MEME COMO POTENCIALIZADOR DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Resumo
O fortalecimento das culturas digitais, bem como a emergência das redes sociais digitais criaram novos comportamentos, modos de ser e de estar no mundo, bem como posturas relacionadas a produzir, socializar e se apropriar de saberes. Deste modo, novas práticas de leitura e produção textual emergem nesses processos e parece que é importante que se lance um olhar mais apurado. Portanto, o presente trabalho é o recorte de uma pesquisa em andamento, que busca a compreensão de como o gênero “meme” pode potencializar a leitura e a produção textual. O gênero meme, por meio do humor, da criticidade, da semiótica, e da interação com o público é capaz de estimular potencialidades no campo da leitura e no campo da produção textual. O meme fortalece uma comunicação espontânea que contribui de forma rápida e estratégica para uma compreensão elaborada do conteúdo, informando e revelando quais são as perspectivas críticas e o contexto social que essa informação está inserida. O estudante é instigado a fazer relações interculturais, estimulando a curiosidade e a vontade de entender uma pouco mais sobre o tema abordado no gênero meme.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.