A Influência da Formação da Educação Escolar no Campo e a Construção da Identidade dos Sujeitos Locais: Impactos na Identidade e Raízes Culturais

Maria Elaine Pereira Mourato, Cicero Barboza Nunes

Resumo


Este trabalho tem como objetivo discutir e analisar a educação escolar no campo e sua atuação na formação da identidade dos sujeitos, refletindo sobre sua influência e a falta de valorização do campo na formação dos educandos ali pertencentes, levando muitos jovens a desvalorizar os princípios de vida relacionados ao campo e enxergá-lo como um lugar transitório e sem espaço para o exercício da cidadania. Com base nos estudos de Brandão, Arroyo e Caldart sobre a educação popular e educação escolar no campo, é destacada a importância de garantir uma formação que valorize a identidade e as raízes locais dos estudantes, para que eles sintam orgulho de suas origens e se sintam motivados a permanecer ou manter vínculo com a sua comunidade de origem. Para tanto, os estudos Bakhtinianos nos ajudaram a compreender sobre a construção da identidade dos sujeitos e como a falta de reconhecimento e valorização do campo pode impactar a construção da identidade dos jovens, levando à perda de suas raízes e identidade cultural. Dessa forma, é ressaltada a importância de promover uma educação que valorize a cultura local e estimule o orgulho das novas gerações por suas origens, visando fortalecer a identidade dos jovens do campo e incentivar seu envolvimento com a comunidade.



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