Jogos eletrônicos, cultura e arte: uma reflexão sobre a posição ocupada pelos jogos eletrônicos no atual contexto cultural a partir das discussões realizadas nos principais veículos de comunicação do Brasil
Resumo
Somente nas últimas décadas os jogos eletrônicos deixaram de ser encarados apenas como diversão de crianças e adolescentes, tornando-se não só um negócio que movimenta bilhões em dinheiro em todo mundo, mas também um objeto de estudo sério a ponto de merecer atenção e consideração de diferentes disciplinas e de vários pesquisadores que vem se debruçando sobre o assunto. Desde então, tendo como modelo a estética e a cadeia produtiva do cinema como principais referências, os jogos eletrônicos aproximaram-se cada vez mais das obras de arte, tornando-se “objeto de estudo ideal das Humanidades”. Assim, uma vez que essa discussão é parte importante de um projeto mais amplo que pretende fornecer subsídios para uma interpretação sociológica de caráter dialético da estética peculiar dos jogos eletrônicos, o presente trabalho procura fazer uma reflexão sobre a posição ocupada pelos jogos eletrônicos no atual contexto cultural através da análise de artigos e matérias publicados nos principais jornais e revistas do Brasil.
Palavras-chave
Referências
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