Jogos eletrônicos, cultura e arte: uma reflexão sobre a posição ocupada pelos jogos eletrônicos no atual contexto cultural a partir das discussões realizadas nos principais veículos de comunicação do Brasil

Romero Jasku Bastos

Resumo


Somente nas últimas décadas os jogos eletrônicos deixaram de ser encarados apenas como diversão de crianças e adolescentes, tornando-se não só um negócio que movimenta bilhões em dinheiro em todo mundo, mas também um objeto de estudo sério a ponto de merecer atenção e consideração de diferentes disciplinas e de vários pesquisadores que vem se debruçando sobre o assunto. Desde então, tendo como modelo a estética e a cadeia produtiva do cinema como principais referências, os jogos eletrônicos aproximaram-se cada vez mais das obras de arte, tornando-se “objeto de estudo ideal das Humanidades”. Assim, uma vez que essa discussão é parte importante de um projeto mais amplo que pretende fornecer subsídios para uma interpretação sociológica de caráter dialético da estética peculiar dos jogos eletrônicos, o presente trabalho procura fazer uma reflexão sobre a posição ocupada pelos jogos eletrônicos no atual contexto cultural através da análise de artigos e matérias publicados nos principais jornais e revistas do Brasil. 


Palavras-chave


Humanidades; estética; videogames; cultura; arte.

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Referências


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