Jogos digitais, aprendizagem e desempenho escolar: o que pensam os garotos que jogam?

Tatiane Fernandes de Almeida, Marcelo silva de Souza Ribeiro, Rodrigo Clementino de Carvalho

Resumo


As novas tecnologias e, sobretudo os jogos digitais, estão cada vez mais acessíveis e se inserem intensamente no cotidiano das crianças e adolescentes, impactando em suas vivências, relações sociais, desenvolvimento e aprendizagem, inclusive no que diz respeito ao mundo escolar. Com base nesse cenário, foi realizada uma pesquisa que objetivou apreender a compreensão de garotos acerca da influência dos jogos digitais nos processos de aprendizagem e no desempenho escolar dos jogadores. A pesquisa, de orientação qualitativa, contou com a participação de cinco garotos com idades entre 11 e 13 anos e residentes na cidade de Juazeiro-BA. Os dados foram coletados através das técnicas da observação participante e de entrevistas semiestruturadas, em contextos naturais. Os dados foram analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo e os resultados apontam para uma visão predominantemente positiva dos participantes em relação aos jogos digitais e às suas interferências na vida cotidiana, na aprendizagem e na vida escolar dos jogadores, além de indicar a importância de serem desenvolvidas outras pesquisas que considerem a opinião de crianças e adolescentes sobre jogos digitais e qualidade das vivências escolares e dos processos de aprendizagem. Este estudo pretende também fundamentar uma educação baseada em evidências à medida que se funda em conhecimentos empíricos sobre práticas mais condizentes e eficientes, sobretudo àquelas que dizem respeito aos jogos digitais.

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